ELEIÇÕES 2022

Pesquisa na Bahia aponta possibilidade de virada histórica para governador

Diferença de sete pontos entre ACM Neto e o petista Jerônimo Rodrigues pode ser menor, levando em consideração a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais

Jerônimo e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A primeira pesquisa eleitoral da AtlasIntel sobre a eleição para governador na Bahia apontou para a possibilidade de uma virada histórica. ACM Neto (União Brasil), que estava disparado em levantamentos anteriores, pode ser superado pelo candidato Jerônimo Rodrigues (PT).

A distância entre eles, segundo a pesquisa contratada pelo Grupo A Tarde, é de apenas sete pontos e essa distância ainda pode ser menor levando em consideração a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

ACM Neto lidera com 39,7% das intenções de votos, seguido de perto por Jerônimo, com 32,6%. Na sequência, João Roma (PL), 10,5%; Kleber Rosa (PSOL), 2,1%; e Giovani Damico (PCB). 0,2%. Votos brancos e nulos foram 6,8% e quem não soube responder, 8,2%.

Jerônimo tem um desempenho bastante estimulado pela transferência de votos do Lula e do Rui Costa, duas figuras políticas com muito boa aprovação na Bahia. Ocorre uma associação direta ao PT. Ele [Jerônimo] é menos conhecido do que ACM Neto, por exemplo. Mas você saber que ele é do PT ou não pode fazer uma diferença maior do que para o ACM Neto você saber se ele é ou não do União Brasil, porque o PT tem um nível de preferência partidária que o União Brasil não tem”, explica o cientista político Andrei Roman, CEO da AtlasIntel.

Segundo turno

O levantamento também fez uma simulação de segundo turno entre os três pré-candidatos mais bem colocados. Em um primeiro cenário, Neto venceria Jerônimo por 47% a 33,7%. Contra Roma, a diferença seria de 51,5% a 17%. No terceiro cenário, entre Jerônimo e Roma, a pesquisa aponta vitória do petista, com 40,7%, contra 19,7%. 

A pesquisa ouviu 1.683 pessoas na Bahia, entre 8 e 14 de julho e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02664/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.