ELEIÇÕES 2022

“Bolsonaro está fazendo de tudo para perder a eleição”, diz aliado à colunista

Institutos contratados pelo PL, partido do presidente, mostram que a artilharia que funcionou em 2018, só atrapalha em 2022

Jair Bolsonaro.Créditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

Bolsonaro está fazendo de tudo para perder a eleição”. A frase de um aliado do presidente à colunista Bela Megale, do Globo, resume bem o que se passa na campanha presidencial à reeleição.

De acordo com informações da jornalista, o comando jogou a toalha e desistiu de tentar convencer o presidente a abandonar o discurso de ódio contra as urnas e o Judiciário que marca boa parte de suas declarações. 

Pesquisas internas confirmam que esta postura de Bolsonaro não é uma invenção de opositores do presidente. Institutos contratados pelo PL, partido de Bolsonaro deixam claro que, se a artilharia funcionou em 2018, só atrapalha em 2022. A avaliação é que, na maior parte do tempo, o presidente “se mostra preso ao passado e não olha para frente”.

Reunião com diplomatas

A reunião realizada com diplomatas nesta segunda-feira (18), em que o presidente voltou a mentir sobre as urnas, é mais um exemplo disso. No QG da campanha, a ordem foi silenciar sobre o episódio. É consenso que essa postura só atrapalha a principal meta: conseguir votos para subir nas pesquisas.

Levantamentos internos da campanha colocam Bolsonaro cerca de sete pontos atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já no Datafolha e Genial Quaest a diferença é de 19 e 14 pontos, respectivamente.

O objetivo do marketing da campanha é chegar ao primeiro turno, em 2 de outubro, “embolado” com o petista, ou seja, com no máximo dois pontos de diferença, tarefa cada vez mais difícil.

Com informações da coluna de Bela Megale