ELEIÇÕES 2022

TSE anuncia entidades brasileiras responsáveis pela observação das eleições; conheça

Entidades atuarão como observadoras de todo o período eleitoral

Créditos: Antonio Augusto/TSE
Por
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta terça-feira, as oito entidades brasileiras responsáveis pela observação das eleições de outubro. Entre as selecionadas, está a Associação Juízes para a Democracia (AJD). As instituições serão responsáveis pelo acompanhamento do processo eleitoral que consiste desde a campanha até a totalização dos votos no dia da eleição. 

Além da AJD, estão Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP) e Transparência Eleitoral Brasil

Cada uma das instituições será responsável por uma missão que será composta de uma equipe técnica, na qual os integrantes precisam preencher alguns requisitos, entre eles não ter cargo público eletivo e não ser filiados a partido político. A ação não tem custo para o TSE, já que as eventuais despesas com o trabalho devem ser bancadas pelas próprias entidades.

Segundo o TSE, o objetivo das missões é ampliar o controle social sobre o pleito, em moldes semelhantes aos das missões internacionais que vêm ao Brasil. O modelo de missões nacionais foi testado pela primeira vez em 2020, com a ONG Transparência Eleitoral Brasil, e será expandido em 2022.