ELEIÇÕES 2022

TSE rebate ponto a ponto fake news de Bolsonaro; entenda

Durante encontro com embaixadores, o presidente, sem apresentar qualquer tipo de prova, apresentou uma série de mentiras sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral como um todo

TSE rebate ponto a ponto fake news de Bolsonaro; entenda.Créditos: Palácio do Planalto
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu rebater ponto a ponto daquilo que foi dito pelo presidente Bolsonaro (PL) durante encontro com embaixadores realizada nesta segunda-feira (18). 

O encontro de Bolsonaro com os embaixadores gerou forte repercussão dentro e fora do Brasil. Na imprensa internacional, a reunião foi tratada com espanto e um claro ataque à democracia brasileira. 

Alguns embaixadores que participaram do evento também classificaram a reunião como "ameaça à democracia", "teoria da conspiração" e ainda criticaram o power point apresentado pelo mandatário: "amador". 

Diante de tal ataque ao sistema eleitoral do Brasil, o TSE, a Corte responsável pelo funcionamento publicou um fio no Twitter onde rebate ponto a ponto das acusações de Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas e a segurança delas. 

A primeira fake news que o TSE rebate é que apenas três países usam urnas eletrônicas, quando na verdade mais de 40 países usam sistema semelhante ao Brasil. 

Outro ponto que é repetido exaustivamente pelo presidente e sua militância, é que hackers invadiram o sistema das urnas e desviaram votos. 

Ainda sobre as atividades de hackers, o TSE também desmentiu que seja possível invadir o sistema das urnas e excluir nome de candidatos. 

O tribunal também resgatou uma fake news que muito propagada pelo PSDB à época das eleições 2014, quanto o tucano Aécio Neves perdeu a disputa para Dilma Rousseff (PT), a de que as urnas não são auditáveis. Spoiler: elas são. 

A Corte eleitoral também fez um fio dentro do fio apenas para tratar do voto impresso: