ELEIÇÕES 2022

Lula manda recado aos golpistas: "Não toleraremos ameaça ao voto popular"

O ex-presidente participou neste sábado das festividades da Independência da Bahia e arrastou uma multidão pelas ruas de Salvador

Lula manda recado aos golpistas:.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Após participar de uma caminhada em alusão à comemoração da Independência da Bahia, o ex-presidente Lula (PT) discursou em evento de sua pré-campanha à presidência na Arena Fonte Nova. 

Durante o seu discurso, Lula prestou homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips, que foram assassinados na Amazônia. "Chico Mendes, Bruno Pereira, Dom Phillips, Dorothy Stang e tantos outros heróis e heroínas que perderam suas vidas na defesa da Amazônia jamais serão esquecidos pelo povo brasileiro", disse. 

Assim como em outros discursos, Lula afirmou que é preciso acabar com o garimpo em terras indígenas. "Para defender a Amazônia, precisamos dizer que não haverá garimpo em terras indígenas. A Amazônia é patrimônio da humanidade, mas pertence aos brasileiros que tiram dela o seu sustento, com respeito à extraordinária biodiversidade da floresta". 

Posteriormente, o líder petista mandou um recado para os golpistas. "É necessário superar o autoritarismo e as ameaças antidemocráticas. Não toleraremos qualquer espécie de ameaça ou tutela sobre as instituições representativas do voto popular". 

Além disso, Lula declarou que tem certeza de que "as Forças Armadas estarão ao lado do povo brasileiro nessa luta pela nova independência, como estiveram em momentos importantes da nossa história". 

 

Lula se junta à multidão durante caminhada em Salvador

 

O ex-presidente Lula (PT) participou, na manhã deste sábado (2), de uma caminhada pelas ruas de Salvador (BA). O cortejo se deu em comemoração ao dia da Independência da Bahia, celebrado todo dia 2 de julho, em alusão à expulsão das tropas portuguesas e declaração de independência do estado, em 1823. 

O petista chegou à capital baiana na sexta-feira (1) e sua presença na caminhada pública não era esperada. Em sua agenda, constava apenas um ato político na Arena Fonte Nova. Lula, no entanto, apareceu no cortejo de surpresa e se juntou a uma multidão. Ele estava acompanhado de seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do governador Rui Costa (PT) e do senador Otto Alencar (PSD), entre outros. 

A atividade se deu paralelamente à presença de Jair Bolsonaro (PL) na cidade, que reuniu, no mesmo horário, apoiadores de moto na Orla Atlântica de Salvador. 

"Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas", escreveu Lula em suas redes sociais.


 

Temas