AMEAÇA À DEMOCRACIA

Fora Bolsonaro: Movimentos sociais querem ir às ruas contra ameaças à democracia

Mais de cem entidades se reúnem nesta semana para decidir, entre outras coisas, a retomada das ruas contra tentativa de golpe de Bolsonaro

Ato Fora Bolsonaro.Créditos: Foto: Mídia Ninja
Escrito en POLÍTICA el

A reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores, na última segunda-feira (18), parece ter despertado os movimentos populares para irem às ruas. Mais de cem entidades ligadas ao movimento “Fora Bolsonaro” vão se reunir na próxima sexta-feira (22) para reagir às ameaças de Bolsonaro à democracia.

Uma das principais possibilidades aventadas pelos movimentos é a retomada dos protestos de rua. Participam do “Fora Bolsonaro” entidades como a Central de Movimentos Populares (CMP), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outras.

Retorno às ruas

Raimundo Bonfim, coordenador da CMP, que participará da discussão disse à coluna de Chico Alves no UOL: "É preciso forte reação a uma eventual tentativa de golpe, em defesa de eleições livres e democráticas.”

O mesmo diz Rudrigo Rafael Souza, do MTST: "Estamos ponderando esse retorno às ruas."

Milton Rezende, secretário de relações com os movimentos sociais da CUT, diz que além dessa, serão colocadas outras possibilidades: "Vamos discutir tudo: rua, redes sociais, articulação com outros setores da sociedade civil e vários aspectos."

E acrescenta que um dos objetivos é defender a democracia "dessa política de pânico e medo que Bolsonaro vem construindo".