ELEIÇÕES 2022

Gilmar Mendes debocha e afirma que "urnas fraudadas" elegeram "coisas" como Bia Kicis e Hélio Negão

O ministro do Supremo Tribunal Federal declarou, em tom de brincadeira, que gostaria que fraudes fossem encontradas nas urnas que elegeram bolsonaristas

Gilmar Mendes debocha e afirma que "urnas fraudadas" elegeram "coisas" como Bia Kicis e Hélio Negão.
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, ao ser questionado pelo jornal Correio Braziliense, em Portugal, sobre a reunião de Bolsonaro com embaixadores e onde voltou a afirmar, sem provas, que urnas eletrônicas são fraudadas, debochou e declarou que, quando vê nomes eleitos como Bia Kicis e Hélio Negão deseja sejam encontradas "algumas fraudas".

“Todos os Bolsonaros, e eles são vários, foram eleitos pelas urnas eletrônicas. Bolsonaro também elegeu, exatamente porque liderou a campanha presidencial, 55 parlamentares, alguns de que nós nunca ouvimos falar. Até numa conversa com ele, brinquei, dizendo que tinha vontade de acreditar na fraude das urnas, porque, quando via nomes como Hélio Negão (PL-RJ), Bia Kicis (PL-RJ), ou coisas assim, pensava, poxa. Mas sei que eles foram eleitos, assim como tivemos, em outros momentos, como na vitória de Collor, a eleição de muita gente desconhecida", disse Mendes. 

Após debochar da tese bolsonarista sobre fraude nas urnas eletrônicas, Gilmar Mendes declarou que travou diálogo com vários diplomatas e afirmou que o encontro do presidente com os embaixadores consolidou a visão de que o sistema de voto brasileiro é confiável. "Pelos ecos que consegui colher desta reunião, mais se confirmou a solidez e a higidez do sistema eleitoral", disse. 

Questionado sobre a possibilidade da realização de um golpe no Brasil, Mendes afirmou que não vê clima para tal empreitada. "Não acredito que haja clima para isso no Brasil, uma democracia grande, uma das maiores do mundo, consolidada. Pode ter técnica nesse modo de ver o mundo, de manter os agrupamentos unidos, que querem acreditar em teorias conspiratórias. Mas nós sabemos que todos eles, as pessoas que estão aí, vieram desse processo pelas urnas eletrônicas", declarou o ministro do STF.  

 

 

Com informações do Correio Braziliense.