MANOBRA

Foragido, Allan dos Santos pede dicas de como obter documentos de trisavô português

Blogueiro pode ter seu nome incluído na lista da Interpol, mas se ele obtiver nacionalidade portuguesa, por exemplo, não poderá ser preso ou extraditado

Bolsonaro e Allan dos Santos.Créditos: Presdiência da República
Escrito en POLÍTICA el

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça e morando nos Estados Unidos, deixou a entender que está tentando obter a nacionalidade portuguesa para evitar ser preso no Brasil.

Em um grupo de Facebook, cujo nome é Amantes dos Açores, com quase 120 mil inscritos, Allan pediu sugestões de como localizar os documentos do seu trisavô, que, segundo ele, nasceu na Ilha Terceira, arquipélago dos Açores, território autônomo de Portugal.

Reprodução

O print da mensagem de Allan foi obtido pela coluna de Camilo Vannuchi, no UOL.

O blogueiro ficou famoso no governo de Jair Bolsonaro (PL), com seu canal de extrema direita no YouTube, Terça Livre. Ele sempre se caracterizou por espalhar fake news e propagar discurso de ódio. Resultado: foi retirado ar pela Justiça em 2021.

Pelo mesmo motivo, Allan era investigado no inquérito das fake news, que também apurava sua participação em atos antidemocráticos, e ataques contra, instituições, especialmente, o Supremo Tribunal Federal (STF). O bolsonarista chegou, inclusive, a ameaçar o ofender os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

No processo, ele é acusado de lavagem de dinheiro, organização criminosa, calúnia, injúria e difamação

Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, decretou a prisão de Allan. Porém, ele já tinha fugido para Orlando, nos Estados Unidos.

O blogueiro pode ter seu nome incluído entre os foragidos da Interpol. Mesmo que isso ocorra, ele dificilmente poderá ser extraditado ou preso no país do qual tenha cidadania. Daí seu interesse em obter documentos de seu trisavô português.