ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Questionado, Bolsonaro não diz se entregará a faixa em caso de derrota

O presidente voltou a defender a adoção de um sistema paralelo de apuração nas eleições de outubro

Bolsonaro deixou várias questões sem respostas.Créditos: Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender, nesta sexta-feira (22), a adoção de um sistema paralelo de apuração nas eleições de outubro deste ano. Além disso, questionado, não quis responder se entregará a faixa presidencial em caso de derrota no pleito: “Você está louca para que eu diga não, né? Você está louca para dar manchete. Pelo amor de Deus”, respondeu à jornalista que fez a pergunta.

Bolsonaro continuou: “Você também não leu o inquérito. Mas que vergonha pra vocês. Por que houve inquérito? Não dá pra discutir contigo, aí eu vou embora”, disse ele, fugindo das indagações da repórter e sem explicar a qual inquérito se referia.

No caso da apuração paralela, o presidente também se recusou a responder o que fará caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceite a proposta.

“Nós temos muito tempo pela frente. Eu vou dar golpe em mim mesmo, é isso? Eu vou dar autogolpe?”, afirmou, durante visita a um posto de gasolina em Brasília.

Bolsonaro também foi perguntado a respeito da defesa ao sistema eleitoral brasileiro feito pelas embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido. A embaixada estadunidense divulgou que as eleições brasileiras são “modelo” para o mundo e a do Reino Unido reafirmou sua confiança no processo eleitoral brasileiro.

Novamente, Bolsonaro fugiu e não respondeu. Limitou-se a dizer: “Tem embaixador americano no Brasil? Não. Então você não pode falar de embaixadas”.

Embora não haja um embaixador no Brasil, na reunião com Bolsonaro os Estados Unidos foram representados pelo encarregado de negócios, Douglas Koneff.

Bolsonaro “esquece” que TSE já respondeu sugestões das Forças Armadas

O chefe do Executivo disse, também, que segue negociando para que as sugestões das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral sejam aceitas pelo TSE.

“Continua a negociação. Olha só, o que é natural? Se lá diz que não tem problema, porque não fala ‘FFA, traga seus técnicos para cá, vamos conversar com nossos técnicos’”, insistiu, segundo O Globo.

Porém, ao contrário do que afirma Bolsonaro, o TSE já respondeu aos questionamentos enviado pelos militares, por intermédio de um documento.