ELEIÇÕES 2022

Haddad lidera em SP e pode vencer já no 1º turno, diz pesquisa

Trata-se da primeira pesquisa sobre o cenário eleitoral no estado após as convenções partidárias; Márcio França (PSB) lidera para o Senado

Fernando Haddad.Créditos: Divulgação/PT
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa sobre a disputa pelo governo de São Paulo realizada pelo instituto Badra Comunicação, nesta segunda-feira (25), mostra que o pré-candidato do PT, Fernando Haddad, lidera com ampla vantagem e pode vencer o pleito já no primeiro turno. Trata-se do primeiro levantamento após convenções partidárias no estado e depois que Márcio França (PSB) lançou pré-candidatura ao Senado e declarou apoio ao PT na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. 

Segundo o estudo, Haddad tem 41,3% das intenções de voto, que representa um índice maior que a soma das intenções de voto de todos os demais pré-candidatos

O segundo colocado é Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 17,9%. Na sequência vem o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que soma 13,1%. Elvis Cezar, do PDT, por sua vez, registra 2,5% das intenções de voto. 

Fecham a lista Vinicius Poit (Novo) e Gabriel Colombo (PCB), ambos com 1,9%; Altino Júnior (PSTU), com 1%, e Abraham Weintraub (Brasil 35), com 0,9%. 

O índice de votos em branco ou nulos é de 13,3%. Outros 6,2% dos entrevistados ainda não sabem ou não responderam em quem vão votar. 

A pesquisa da Badra foi realizada em municípios de todo o estado de São Paulo entre os dias 21 e 23 de julhos e contou com 2.665 entrevistas. 

Senado 

O estudo mediu ainda as intenções de voto para o Senado em São Paulo. Márcio França (PSB), que recentemente abriu mão da disputa pelo governo para se candidatar à casa legislativa de Brasília, lidera com 28,5%. 

Em segundo lugar aparece a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), com 10,3%. A deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP), por sua vez, é a terceira colocada, com 9,2%. Ela é seguida pelo deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), que tem 9,1%, e por Milton Leite (União Brasil), que soma 8,7% das intenções de voto. 

Confira abaixo a lista completa dos candidatos e seus índices