ELEIÇÕES 2022

MG: Com apoio de Lula, Kalil assume liderança na disputa pelo governo, diz pesquisa

No cenário em que o nome de Kalil aparece associado ao de Lula, ele atinge 37,2% das intenções de votos contra 27,5% de Zema, com apoio de Luiz Felipe D´Ávila

Kalil ultrapassa rival com nome associado ao de Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

As eleições para governador em Minas Gerais estão longe de definição. Pesquisa Datatempo, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra uma tendência importante. Quando o nome de Alexandre Kalil (PSD) é associado ao do ex-presidente Lula (PT), o ex-prefeito de Belo Horizonte passa à frente de Romeu Zema (Novo) e coloca dez pontos percentuais de vantagem.

Neste cenário, Kalil aparece com 37,2% das intenções de votos contra 27,5% de Zema, com seu nome vinculado ao de Luiz Felipe D´Ávila (Novo). Carlos Viana (PL) surge com 16%, com apoio de Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisadora Bruna Assis, no texto de divulgação da pesquisa, diz que existe espaço para Kalil crescer mais ou menos 14%. “O tempo de TV vai ajudar bastante nesse sentido, porque a televisão chega mais às pessoas, assim como os dois participarem de comícios juntos”, avalia.

Para se ter uma noção exata da importância de ter o nome associado a Lula, no cenário sem apoios dos presidenciáveis, Zema lidera com folga e chega a 48,3% das intenções de voto, seguido por Kalil, com 23,2%.

Nesta situação, Zema teria chances de ganhar no primeiro turno, uma vez que a soma das intenções de voto nos adversários não suplanta os 48,3% do governador.

Demais posições, sem apoios Carlos Viana, 3,7%; Renata Regina (PCB), 1,8%; Marcos Pestana (PSDB), 1,2%; Lorene Figueiredo (PSOL), 0,8%.

A pesquisa Datatempo entrevistou 2 mil eleitores de Minas Gerais, entre os dias 15 e 20 de julho. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%, segundo Carta Capital.

O levantamento foi contratado pelo site O Tempo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08880/2022. Na Justiça Eleitoral local o número é MG-08733/2022.