GALO MISSIONEIRO

Olívio Dutra será candidato ao Senado pelo RS, define PT

Considerado um militante histórico do PT, o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do estado, aos 81 anos, volta à cena política para disputar vaga no Senado contra Hamilton Mourão e Ana Amélia

Olívio Dutra será candidato ao Senado pelo RS, define PT.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), o PT do Rio Grande do Sul anunciou que o ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra será o candidato do partido ao Senado pelo estado. 

O anúncio vem sendo comemorado por militantes petistas, visto que Olívio, fundador do PT, é tido como um quadro histórico do partido. O "Galo Missioneiro", como é conhecido, governou a capital Porto Alegre entre 1989 e 1993, e esteve à frente do governo do estado do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2003. 

O PT gaúcho chegou a trabalhar com a possibilidade de lançar Manuela D'Ávila (PCdoB) para a vaga, mas a ex-deputada anunciou que não sairá candidata nessas eleições. A candidatura de Olívio, segundo o partido, será "coletiva", prevendo que os dois candidatos a suplentes do ex-governador, que ainda não foram anunciados, terão participação ativa no mandato, caso o petista seja eleito. 

"Mandato não é só de um, este há de ser um mandato de unidade e conjunto de forças, e não um cabide de empregos. Não estamos dispostos a qualquer negociação, mas reafirmamos o nosso compromisso. E devemos ter um mandato coletivo e praticá-lo", disse Olívio na coletiva de imprensa sobre sua pré-candidatura. 

"Nós vamos estar debatendo o Estado democrático e não autoritário. O Estado democrático de direito será aperfeiçoado, respeitando o povo e sua diversidade na construção de um desenvolvimento pleno para nosso Rio Grande do Sul", afirmou ainda o ex-governador. 

Olívio vai compor a chapa encabeçada por Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo do estado. O partido ainda tenta uma aliança com o PSB, que tem como pré-candidato ao Palácio Piratini. 

Mourão como adversário 

A última vez que Olívio Dutra se candidatou a um cargo eletivo foi em 2014, justamente ao Senado. Na ocasião, ele perdeu por uma pequena margem para Lasier Martins (Podemos).

Agora, disputará a vaga de Lasier contra o vice-presidente Hamilton Mourão (PL) e contra a ex-senadora Ana Amélia (PSD).