EPIDEMIA

Varíola dos Macacos: EUA confirmam dois casos em crianças e mostram que vírus infecta qualquer um

Médicos pesquisadores têm pedido cautela com dados iniciais que mostram incidência maior entre homens que fazem sexo com outros homens e reforçam que ninguém está imune à varíola

Varíola dos Macacos: EUA confirmam dois casos em crianças e mostram que vírus infecta qualquer um.Créditos: NAID/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA confirmou pela primeira dois casos da Varíola dos Macacos em crianças. 

De acordo com as autoridades médicas, as duas crianças infectadas mostram que, embora a doença, pelo menos até aqui, tenha sido transmitida na maioria dos casos por meio de relações sexuais, ela contamina qualquer pessoa. 

Uma das crianças diagnosticada é da Califórnia e a outra, um bebê, que estava viajando com a família em Washington. Ambas são residentes dos EUA. 

Para a CDC, os dois casos infantis da Varíola dos Macacos não estão relacionados e provavelmente são oriundos de transmissão doméstica. A agência também informou que as crianças estão bem de saúde e que investiga como elas foram infectadas. 

Médicos pesquisadores têm divergido quanto a maneira como a Varíola dos Macacos têm sido transmitida, isso porque, até este momento a maior incidência é entre Homens que fazem sexo com outros homens (HSH), indicam levantamentos do Reino Unido e nos EUA. 

Pesquisadores do Reino Unido, EUA e Brasil pedem cautela com os dados iniciais, pois, temem que isso faça com que se reproduza discursos equivocados semelhantes aos que foram produzidos quando surgiu o HIV/Aids e que este vírus infectava apenas pessoas LGBT. 

"Isso foi um desastre no passado [com a epidemia de Aids], já tem muitos casos [de Varíola dos Macacos] que não têm nada a ver [com transmissão sexual]. Já existem casos em que o contato envolvido foram roupas de cama, toalhas. Não se pode pensar com simplicidade essa história", declarou o médico infectologista David Uip, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo de São Paulo, ao jornal Folha de S. Paulo. 

O Ministério da Saúde confirma, até este momento, 607 casos da doença até a última sexta-feira (22). 


Segundo o CDC, a transmissão pode se dar: 

- Gotículas do vírus 

- Contato direto com lesões ou fluídos corporais de uma pessoa infectada 

- Contato indireto por meio de roupas ou lençóis contaminados