DESVIO DE CONDUTA

Deputado oficia comando da PM contra policial que falou em "governo comunista que vai tomar casas"

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, Emidio de Souza solicita esclarecimentos e investigação contra policial que fez discurso político contra a esquerda a moradores de São Sebastião (SP)

PM fala em "governo comunista" que vai "tomar casas" a moradores de São Sebastião (SP).Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Emidio de Souza (PT), protocolou nesta terça-feira (26) um ofício ao corregedor e ao comandante da Polícia Militar do estado cobrando esclarecimentos e investigação sobre a conduta de um policial identificado como "Cabo Barreto".

O PM em questão fez discurso político contra a esquerda a moradores de de Cambury, na cidade de São Sebastião (SP), afirmando que o "governo comunista" que "quer voltar" vai tomar as casas das pessoas. O vídeo com a fala do policial viralizou nas redes sociais. 

“Se vocês aceitarem esse governo comunista que está querendo voltar, vai chegar a hora que o governo vai falar assim: essa casa agora é do governo”, disse o PM com dedo em riste a moradores do bairro durante uma operação de despejo. 

Segundo Emidio, a conduta do policial denota desvio de conduta, já que ele expressou opinião política que pode ser confundida com a posição da corporação - o que pode ensejar, inclusive, uma ação na Justiça Eleitoral.

"O policial foi flagrado fazendo discurso de proselitismo político e eleitoral para a comunidade da Barreirinha, na mesma cidade, a qual foi chamado a assistir durante um despejo. O comportamento do agente é tão díspar ao da função que lhe é atribuída que foi até mesmo objeto de denúncia da imprensa local, que replicou o discurso político do policial", afirma o deputado. 

"Solicito uma investigação exemplar e urgente, no sentido de esclarecer o papel constitucional dos agentes de segurança pública que atuam a serviço da população do Estado de São Paulo. Vivemos um momento de animosidade causada por seguidores da ideologia da extrema-direita, que infelizmente capturou segmentos da população. Uma sociedade civilizada é aquela que possui forças policiais que se pautam pelo profissionalismo", prossegue o petista. 

Entenda 

Em conversa com moradores do bairro Cambury, em São Sebastião, cidade do litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (25), um policial militar identificado como cabo Barreto fez um discurso sobre a "volta do governo comunista" e tentou aterrorizar a população dizendo que suas casas serão tomadas.

“Se vocês aceitarem esse governo comunista que está querendo voltar, vai chegar a hora que o governo vai falar assim: essa casa agora é do governo”, disse o PM com dedo em riste.

Uma moradora local, então, indagou: "E esse [governo] fez o quê?".

O PM então busca minimizar dizendo que "não gosta de política e não estou indicando político nenhum".

"Só tô querendo explicar para vocês nessa conversa aqui que ali não tem escritura e está numa área de preservação. Aí é uma parte normal que o Estado faz. Porém, se a gente alimentar a parte comunista da História vai ser igual nos outros países que estão ai. Nós cidadões (SIC) perdemos o direito de todos os nossos bens", reiterou o policial, citando como exemplo "a Bolívia, o Chile, que está a maior guerra".

Após a divulgação do vídeo pelo site Nova Imprensa, a PM emitiu nota dizendo que abriu sindicância para apurar a conduta do policial.

“Ao tomar conhecimento das imagens, imediatamente instaurou procedimento para apurar a conduta do policial, sendo certo que, a opinião pessoal do militar, não reflete o posicionamento institucional, nem tampouco se coaduna com os protocolos previstos para atendimento de ocorrências da Polícia Militar", diz o comunicado da corporçaão.