DOMICÍLIO ELEITORAL

Justiça recusa pedido de Moro e Rosângela para trancar inquérito policial sobre fraude

TRE impugnou registro de candidatura do ex-juiz em São Paulo por irregularidades na mudança de domicílio eleitoral; agora, ele e sua esposa são investigados no âmbito criminal

Rosângela Wolff e Sergio Moro.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

O juiz eleitoral Dimitrios Zarvos Varellis, da Quinta Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), recusou um pedido feito pelo casal Sergio Moro e Rosângela Wolff para trancar um inquérito policial que os investiga por fraude na mudança de domicílio eleitoral. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (26). 

Moro teve sua candidatura ao Senado por São Paulo barrada pelo TRE-SP em junho por irregularidades na mudança de seu domicílio eleitoral, que é no Paraná. Na ocasião, o TRE julgou uma ação do PT alegando que o ex-juiz não demonstrou ter vínculos com o estado de São Paulo. Ele havia alugado um flat e afirmado que residia na capital paulista. Rosângela, no entanto, conseguiu registrar a mudança de domicílio junto à Justiça Eleitoral e deve se candidatar a deputada federal pelo estado. 

A empresária Roberta Luchsinger, no entanto, apresentou uma notícia-crime à Justiça para que o casal seja investigado por fraude na mudança do domicílio eleitoral e, então instaurou-se um inquérito policial. 

Moro e Rosângela, por sua vez, pediram à Justiça o trancamento da investigação, o que foi negado. "Não se pode impedir a investigação criminal sobre os fatos na medida em que, por ora, vigora o princípio do in dubio pro societate [dúvida em favor da sociedade], e é necessário que sejam efetivadas diligências buscando a verdade real à formação da [...] verificação da ocorrência ou não dos fatos delituosos", escreveu o juiz Dimitrios Zarvos Varellis em sua decisão. 

Segundo o magistrado, apesar do TRE já ter impugnado a candidatura de Moro, a investigação no âmbito criminal é independente. "O dolo não foi afastado expressamente pelo Egrégio Tribunal Regional Eleitoral por ocasião do julgamento do Recurso Eleitoral", pontuou. 

O juiz, na decisão, acatou solicitação do Ministério Público e enviou os autos para a Polícia Federal, que prosseguirá na investigação pelos próximos 60 dias. 

Através das redes sociais, Roberta Luchsinger, autora da notícia-crime contra o casal do Paraná, comentou a decisão da Justiça. "Ah gente... para né ! O casal Moro acha que mandam na justiça ? Sem essa né !! Eles perderam mais uma... Quiseram parar a investigação, não conseguiram. O cara que gostava de 'investigar', não quer ser investigado. Que feio hein Sérgio Moro e Rosângela!", escreveu.