ELEIÇÕES 2022

ONGs se reúnem com comissão que investiga invasão do Capitólio e querem apoio mundial contra o golpe

Membros de 19 organizações da sociedade civil brasileira estão nos EUA para denunciar ameaça à democracia incitada por Jair Bolsonaro no Brasil.

Membros de ONGs brasileiras denunciam tentativa de golpe em reunião nos EUA.Créditos: Reprodução/Twitter Brazil Office
Escrito en POLÍTICA el

Uma comitiva com membros de 19 organizações da sociedade civil brasileira estão nos EUA e vão se reunir com representantes do Departamento de Estado americano, da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, com o presidente do Senado e com um dos membros da Comissão Parlamentar que investiga a invasão ao Capitólio por trumpistas em 2021 para angariar apoio internacional contra as incitações de Jair Bolsonaro (PL) a um possível golpe nas eleições de outubro no Brasil.

"As autoridades americanas passaram por um trauma com os atos de Donald Trump contra a democracia. Há, portanto, um interesse mútuo em trocar experiências e em fortalecer o campo democrático para evitar que qualquer um no Brasil tente copiar essa tragédia americana nas próximas eleições", afirma Paulo Abrão, diretor-executivo do WBO (Washington Brasil Office), centro de estudo que se dedica a promover cooperação e conhecimento sobre a realidade brasileira, em artigo na Folha de S.Paulo nesta terça-feira (26).

Segundo Abrão, há um risco real de que o presidente Jair Bolsonaro impeça a consumação das eleições presidenciais. 

"A ameaça vem sendo reiterada, embora não se saiba ao certo se haverá questionamento às urnas, se ele vai obter decisões favoráveis de juízes locais que atuem para impugnar atas, se vai impedir a conclusão da contagem, se vai investir em atos de violência ou qualquer outro meio", diz no texto.

Nesta segunda-feira (25), no primeiro dia de trabalho nos EUA, os brasileiros se reuniram com outras organizações internacionais - como o Greenpeace - para angariar apoio contra o golpe.

"Será uma semana intensa, nas qual estaremos mobilizados para fazer com que a comunidade internacional fique muito bem informada sobre tudo que está acontecendo no Brasil e, juntos, possamos reagir a essas inaceitáveis ameaças à democracia", afirma Rogério Sottili, Diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog.

Nesta terça, a comitiva se reúne com representantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA.