ELEIÇÕES 2022

Cesar Maia, vice de Freixo, afirma que a eleição de Lula pode reestabelecer o quadro democrático

O tucano também afirmou que tanto a eleição do estado do RJ, quanto a nacional, serão decididas em dois turnos

Cesar Maia, vice de Freixo, afirma que a eleição Lula pode reestabelecer o quadro democrático.Créditos: Reprodução/ redes sociais / montagem Fórum
Escrito en POLÍTICA el

Assim como nome de Geraldo Alckmin (PSB) na vice de Lula (PT) causou surpresa no cenário político nacional, o mesmo se deu quando Cesar Maia (PSDB) foi cogitado para ocupar a vice de Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo governo do estado do Rio de Janeiro. 

Confirmado vice de Freixo, o ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PSDB) declarou em entrevista ao O Globo que a "necessidade de se colocar no quadro nacional atual", o fez deixar as desavenças com Lula (PT) no passado e que não há problema algum em dividir palanque com o petista.  

"A democracia acaba posta em risco pelos ataques a instituições como o Supremo Tribunal Federal, que deixam a conjuntura nacional instável. A eleição de Lula reconstrói este quadro", analisa o ex-prefeito. 

 

Dois turnos 

 

Para Cesar Maia, "tanto a eleição nacional, quanto a estadual, serão resolvidas em dois turnos" e que no segundo turno espera contar com o apoio de Eduardo Paes (PSD). 

Antes de aceitar o convite de Marcelo Freixo para ser o seu vice, Maia foi convidado por Santas Cruz (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) para ocupar o mesmo posto na aliança que conta com o apoio de Paes, mas declinou. Por causa disso, a campanha de Neves e o prefeito Eduardo Paes passaram a criticar Freixo. O tucano considera essa estratégia "pouco inteligente". 

"Tive a oportunidade de dizer a ele [Eduardo Paes], em uma ocasião, que isso era um erro e que só reforçaria seu adversário. Ele ficou de rever. Neves também não poupou críticas a Freixo em entrevistas. Já disse que pode se voltar contra ele", declarou Cesar Maia. 

Por fim, Cesar Maia afirma que ainda não sabe qual será o seu papel na campanha de Marcelo Freixo, mas que tem total confiança na estratégia traçada pelo pré-candidato e que acredita na vitória de Marcelo Freixo contra Cláudio Castro. 

"Assumirei o papel que Freixo achar mais interessante nesta campanha, sempre com o objetivo de ampliar, quero colaborar com a experiência de quem já foi prefeito por três vezes", finaliza Maia.

 

 

 

Com informações d'O Globo.