ELEIÇÕES 2022

Lula diz que vai aos debates, mas que não ficará refém da agenda dos canais

O ex-presidente também afirmou que acredita em sua vitória, pois, sabe que o povo quer “democracia, trabalho e comida”

Lula diz que vai aos debates, mas que não ficará refém da agenda dos canais.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Desde que a CNN, Band e Rede TV! anunciaram o cancelamento de seus respectivos debates presidenciais por conta da ausência de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), o assunto se tornou um dos principais tópicos nas discussões na internet, principalmente se o petista deveria ou não participar de um embate eleitoral sem a presença do atual ocupante do Palácio do Planalto. 

Durante entrevista concedida ao UOL na manhã desta quarta-feira (27), Lula foi questionado pelos entrevistadores se iria ou não aos debates, como resposta declarou que aceita, mas que não pode ficar refém da agenda dos canais. 

"Nós fizemos a proposta de que fossem 3 debates em um pool, para podermos viajar o Brasil e não ficar refém de uma infinidade de debates. Eu vou em debate com qualquer pessoa. O Bolsonaro só quer ir no segundo turno. Mas ele tem que lembrar que pode não ter segundo turno", disse Lula. 

Em seguida, Lula reforçou a sua disponibilidade de participar dos debates. "Eu gosto de debate, é uma coisa instigante, seja no primeiro ou no segundo turno, mas quero moralizar a quantidade de debate, não sou político de gabinete que espera o debate para aparecer". 

 

Voto útil e vitória no primeiro turno 

 

O ex-presidente também foi questionado se trabalha com hipótese de vitória no primeiro turno e se pensa em pregar pelo voto útil. 

"Eu não vou trabalhar com a ideia do voto útil, porque eu já fui vítima dele. Mas todo dia eu acordo imaginando uma grande vitória no dia 2 outubro, que a maioria dos brasileiros vai votar na democracia, que é a chapa Lula/Alckmin", disse. 

Todavia, caso a disputa vá para o segundo turno, o petista disse que está preparado. "Se der certo [vitória no primeiro turno], ótimo, caso não, estamos preparados para o segundo turno. Mas, nós vamos ganhar a eleição porque o povo quer democracia, quer comer, quer trabalho e quer um churrasquinho com cerveja gelada", declarou Lula.


 

Temas