ELEIÇÕES 2022

Lula foi enquadrado pela Polícia Federal no nível mais alto de risco de segurança

Órgão, que fará a segurança do ex-presidente durante a campanha eleitoral, terá dezenas de agentes na ação

Lula.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

Polícia Federal começou na última sexta-feira (22), um dia após a sua homologação como candidato, a fazer a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral.

Lula foi enquadrado pelo órgão no nível mais alto de risco. A PF detalhou que trabalha com uma escala de risco de um a cinco. O ranking de risco leva em consideração, entre outros fatores, o quanto o candidato é conhecido pela população, e se já sofreu ou não ameaças.

Lula tem sido alvo constante de ataques.

Dezenas de policias

Além de agentes da PF, a equipe de Lula vai contar com integrantes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Como ex-presidente, Lula tem direito à proteção do órgão.

Três delegados da PF, escolhidos por consenso entre a campanha de Lula e a instituição federal, serão os responsáveis pela segurança, que poderá reunir dezenas de policias.

Os delegados são Andrei Augusto Passos Rodrigues, Rivaldo Venâncio e Alexsander Castro Oliveira, como antecipou a Folha. Rodrigues será o coordenador da equipe. Oliveira, o chefe operacional, e Venâncio, operacional substituto.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo