ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula cresce na classe média e Bolsonaro entre os mais pobres

Auxílio eleitoreiro concedido por Bolsonaro e seus ataques às urnas podem explicar pequenas mudanças em diferentes recortes da pesquisa; confira

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert / Divulgação Palácio do Planalto
Escrito en POLÍTICA el

A pesquisa Datafolha desta quinta-feira (28), que mostra ampla vantagem de Lula (PT) na disputa pela presidência, apontando que o ex-presidente pode vencer o pleito já no primeiro turno, mostra que o petista cresceu entre eleitores de classe média, enquanto Jair Bolsonaro (PL) melhorou seu desempenho entre a camada mais pobre da população

O atual presidente ganhou 3 pontos, com relação à última pesquisa Datafolha, entre eleitores que recebem até 2 salários mínimos. Tinha 20% das intenções de voto e agora marca 23%. Mesmo assim, continua distante das intenções de voto em Lula entre este segmento social: o petista tinha 56% e agora registra 54%. 

Essa pequena mudança nas intenções de voto entre os mais pobres vem após o governo Bolsonaro anunciar o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e também Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista para subsidiar a compra de combustíveis, numa estratégia visivelmente eleitoreira - visto que os benefícios duram apenas até o final deste ano. 

Por outro lado, Lula cresceu entre eleitores de classe média: marca 40% das intenções de voto entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (1 ponto a mais que no levantamento anterior) e registra 34% entre aqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos (5 pontos a mais que no último estudo). Caminho contrário ao feito por Bolsonaro: foi de 35% para 34% entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos e manteve os mesmos 44% que já tinha entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos. 

Essa mudança nas intenções de voto da classe média pode estar ligada à intensificação dos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, feitos principalmente em reunião recente com embaixadores estrangeiros. A atitude do presidente vem gerando, inclusive, uma intensa mobilização de diferentes setores da sociedade, incluindo empresários e banqueiros, que têm assinado manifestos em defesa da democracia

Confira abaixo outros recortes da pesquisa Datafolha 

ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS
Lula: 54% (-2)
Bolsonaro: 23% (+3)

2 A 5 SALÁRIOS MÍNIMOS 
Lula: 40% (+1)
Bolsonaro: 34% (-1)

5 A 10 SALÁRIOS MÍNIMOS 
Bolsonaro: 44% (-)
Lula: 34% (+5)

MAIS DE 10 SALÁRIOS MÍNIMOS 
Bolsonaro: 41% (-6)
Lula: 33% (-2)

HOMENS
Lula 48% (+4)
Bolsonaro 32% (-4)

MULHERES
Lula 46% (-3)
Bolsonaro 27% (+6)

EVANGÉLICOS
Lula 33% (-2)
Bolsonaro 43% (+3)

Se eleições fossem hoje, Lula venceria no já no 1º turno 

Nova pesquisa Datafolha para a presidência, divulgada nesta quinta-feira (28), aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantém liderança com ampla vantagem na disputa e, se as eleições fossem hoje, venceria o pleito já no primeiro turno. 

O levantamento mostra que Lula tem 47% das intenções de voto, mesmo índice registrado na pesquisa anterior do instituto, do final de junho. Isso representa 51,7% nos votos válidos.

Já Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29% (31,8% em votos válidos), oscilação de 1 ponto para cima com relação ao último Datafolha. A diferença entre o petista e o atual presidente é, portanto, de 18 pontos. 

Para um candidato vencer a eleição já no primeiro turno, basta somar mais que 50% dos votos válidos ou obter mais votos que a soma de todos os outros concorrentes. 

Ciro Gomes, por sua vez, registrou os mesmos 8% de intenções de voto (8,8% em votos válidos) que havia registrado em junho. O cenário segue praticamente inalterado também para os outros candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) marcam menos de 2% cada, enquanto Felipe d'Avila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar, General Santos Cruz não chegam a 1%. 

O Datafolha realizou 2.556 entrevistas presenciais, em todo o país, entre os dias 27 e 28 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.