VAZA JATO

Walter Delgatti, o “hacker de Araraquara”, declara voto em Lula: “Vou apertar 13”

Em entrevista exclusiva à Fórum, Delgatti acredita que a sua ação trouxe esperança e fortaleceu a democracia

Walter Delgatti, o “hacker de Araraquara”, declara voto em Lula: “Vou apertar 13”.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista exclusiva ao Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (28), Walter Delgatti, que ficou conhecido como o “hacker de Araraquara”, revela que, ao tomar conhecimento do teor das conversas e ilegalidades praticadas entre os procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro, se questionou: e se eles continuarem?

“Eu penso: até onde eles chegariam se continuassem? Sei lá, um na presidência, outro na Procuradoria-Geral da República, o que eles mudariam no país com aquele pacote de 10 medidas [de combate a corrupção anunciado por Moro]?”, questiona Walter Delgatti, que ficou conhecido a nível nacional por ter divulgado conversas privadas dos procuradores da Lava Jato com o ex-juiz Sergio Moro, em maio de 2019. Seu vazamento foi a base da série de reportagens do The Intercept Brasil conhecida como “Vaza Jato”.

Em seguida, Delgatti afirma que “o lavajatismo trouxe o bolsonarismo. Se não fosse o fato de o ex-presidente [Lula] ter sido preso... segundo as pesquisas ele teria ganhado [a eleição de 2018]. As pessoas passaram a falar o que antes não falavam, saíram da caixinha, o discurso de ódio. Eu vejo que vai ser difícil tirá-lo”. 

Para Delgatti, a sua ação serviu para estancar “um pouco” das ilegalidades que eram cometidas no âmbito da Lava Jato e também trazer de volta “a esperança”. “Se realmente mudar agora nas eleições... esse ato que eu fiz resultou nisso, a esperança. Eu consegui alterar isso, a voltar as coisas como eram. Eu acredito que colaborei com a Justiça e com o mais importante de tudo, a democracia”, analisa Delgatti. 

Ao término da entrevista, um internauta perguntou a Walter Delgatti em que ele vai votar para presidente na eleição deste ano. “O Walter de hoje, sem dúvidas, vota no Lula, e não só voto, como peço que votem no Lula, faço campanha. Vou apertar 13”, revela. 

Walter Delgatti Neto é o hacker que fez sucumbir toda a credibilidade que a Lava Jato gozava enquanto cometia um arsenal de ilegalidades. Hoje, por causa de sua ação e dos processos que sofre, ele não consegue trabalhar. Você pode contribuir com Delgatti a partir do pix: ajudeowalter@gmail.com.

Confira abaixo a íntegra da entrevista: