MEIO AMBIENTE

Lula sobre Chico Mendes: "Querem apagar sua memória, mas não terão sucesso"

O pré-candidato do PT à presidência à República reagiu à vandalização da qual o monumento em homenagem ao líder seringueiro foi vítima

Lula sobre Chico Mendes: "Querem apagar sua memória, mas não terão sucesso".Créditos: Ricardo Stuckert/ Memorial Chico Mendes
Escrito en POLÍTICA el

A estátua que homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes em Rio Branco, no Acre, foi derrubada e vandalizada na última sexta-feira (3). A estrutura, que fica na Praça dos Povos da Floresta, está depredada e, até a noite deste sábado (2), permanecia tombada no chão. 

Familiares de Chico Mendes, assassinado em 1988 por defender a preservação da Amazônia, vêm denunciando o descaso do poder público com relação à memória do líder seringueiro, considerado mundialmente uma das maiores referências da causa ambiental. 

"Espero que o poder público investigue e tome as providências contra essa depredação não só ao patrimônio público, mas histórico e cultural de nosso País, estamos falando da imagem simbólica do Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Não tomar nenhuma medida confirma a disposição do atual governo de continuar agindo para o apagamento do símbolo maior do Estado do Acre", escreveu, através das redes sociais, Angela Mendes, filha de Chico Mendes. 

O ex-presidente Lula (PT), que foi companheiro de lutas de Chico Mendes, usou as suas redes sociais para se pronunciar sobre a vandalização da estátua. Para o líder petista, querem apagar a memória de Mendes, mas não terão sucesso. 

"Assassinaram Chico Mendes e isso não matou suas ideias. Os que vandalizaram sua estátua em Rio Branco também tentam apagar sua memória, mas também não terão sucesso", escreveu o pré-candidato do PT à presidência da República. 

Em nota divulgada neste sábado (2), a Polícia Civil do Acre informou que já deu início a diligências para identificar os autores da depredação da estátua de Chico Mendes. Uma perícia técnica foi realizada no local. A estrutura, no entanto, permanece tombada no chão.