AGENDA INTERNACIONAL

Presidente de Portugal se encontra com Lula após minimizar almoço desmarcado com Bolsonaro

Ex-presidente brasileiro e Marcelo Rebelo de Sousa se reuniram em São Paulo; encontro contou com a presença do ex-chanceler Celso Amorim

Marcelo Rebelo de Sousa e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em passagem pelo Brasil, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, se reuniu na manhã deste domingo (3) com o ex-presidente Lula (PT) em São Paulo. O encontro foi realizado na residência oficial do cônsul-geral do país europeu na capital paulista e contou com a presença, ainda, do ex-chanceler Celso Amorim

Através das redes sociais, a equipe de Lula divulgou fotos da reunião. Rebelo de Sousa deve fazer um pronunciamento à imprensa para dar detalhes do encontro. Antes de chegar ao país, o presidente português havia adiantado que trataria com Lula assuntos como a relação entre os dois países e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

Birra: Bolsonaro cancelou almoço com Rebelo de Sousa após saber de reunião com Lula 

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, demonstrou indiferença com relação ao fato de Jair Bolsonaro (PL) ter desmarcado o encontro que ambos tinham marcado em Brasília na segunda-feira (4). O presidente brasileiro declinou do encontro após saber que Rebelo de Sousa se reuniria com Lula.

O mandatário português ficou sabendo da decisão de Bolsonaro durante seu embarque ao Brasil na noite desta sexta-feira (1). "Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação… Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal...", disse Sousa a jornalistas. 

"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. Se não é possível, ninguém morre", prosseguiu. 

Rebelo embarcou para o Brasil nesta sexta-feira (1) e desembarcou no Rio de Janeiro no sábado (2). Ele terá encontros, além de Lula, com Michel Temer (MDB) e possivelmente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O mandatário ainda  participará da Bienal do Livro na capital paulista.