ELEIÇÕES 2022

DataFolha: 56% dos brasileiros consideram ameaças de Bolsonaro grave, mas não acreditam em golpe

Preocupação aumenta entre no universo de eleitores lulistas; bolsonaristas descartam ruptura com sistema democrático

DataFolha: 56% dos brasileiros consideram ameaças de Bolsonaro grave, mas não acreditam em golpe.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A maioria dos brasileiros considera grave as ameaças de Bolsonaro (PL) contra o sistema democrático, mas não acreditam na possibilidade de um golpe no Brasil. 

De acordo com levantamento feito pelo DataFolha, para 56% dos entrevistados, os ataques e as ameaças de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas, a democracia e os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) são graves e devem ser levados a sério.

Paralelamente, a maioria dos brasileiros não acredita na possibilidade de um golpe por parte de Bolsonaro: 56% afirmam não ver chance de isso acontecer

Já 36% acham que os ataques de Bolsonaro contra as instituições não trarão consequências para o Brasil e 8% não souberam avaliar. 

Entre os eleitores de Lula - no universo dos 47% de intenção de voto do candidato petista -, 61% acham os ataques do presidente contra a democracia como algo sério, enquanto 33¨% não consideram. 

Entre os 28% que declararam voto em Bolsonaro, 50% consideram que as ameaças de Bolsonaro contra a democracia não merecem atenção e 40% não acreditam que ele vá, de fato, dar um golpe. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 (quarta-feira) e 28 (quinta-feira) e tem margem de erro de dois pontos percentuais.


 

Temas