ELEIÇÕES 2022

Lula: "Bolsonaro está com medo de levar uma surra nas urnas"

O ex-presidente esteve em Fortaleza para participar do lançamento da candidatura de Elmano Freitas ao governo do Ceará

Lula: "Bolsonaro está com medo de levar uma surra nas urnas".Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula esteve neste sábado em Fortaleza (PT) para a convenção petista de lançamento da candidatura de Elmano Freitas ao governo do Ceará e do ex-governador Camilo Santana. Durante o seu discurso, o presidente afirmou que o presidente é "covarde" e que está com medo de levar uma surra nas urnas. 

"Não vamos aceitar provocação. Nossa vingança será na urna. Bolsonaro tem dito todo dia que a urna não presta, a mesma urna que elegeu ele várias vezes. Mas o medo dele não é a urna, o medo dele é o povo. Porque o povo vai dar uma surra nele na urna", disse Lula. 

Além disso, o ex-presidente Lula voltou a promoter que, caso seja eleito, vai fazer um "revogaço" todo os decretos de sigilo sobre investigações assinados por Bolsonaro sobre ele e seus familiares. 


Fim de aliança 

 

O lançamento da candidatura do deputado estadual Elmano Freitas ao governo do estado do Ceará marca o fim de uma aliança entre o PT e o PDT cearenses que durou 16 anos. 

O Partido dos Trabalhadores tinha preferência para que Izolda Cela, que foi vice de Camilo Santana e depois tomou posse como governadora, fosse indicada pelo PDT para disputar o governo estadual, porém, o PDT cearense optou por lançar Roberto Cláudio. 

Com isso, o PT decidiu romper a aliança com o PDT e lançar candidato próprio. 

Além disso, uma crise foi deflagrada no PDT-CE: a governadora Izolda Cela se desfiliou e, junto com ela, vários prefeitos também deixaram o PDT. 


Prefeitos do PDT se desfilam em massa no Ceará para apoiar candidato do PT no estado

 

Sete prefeitos de cidades cearenses anunciaram, nesta sexta-feira (29), desfiliação do PDT e informaram, ainda, que apoiarão Elmano Freitas, o candidato do PT ao governo do estado. Além destes, outros dois prefeitos do partido de Ciro Gomes informaram que apoiarão o candidato petista, mas continuarão na legenda.

O movimento vem após o PDT, que detém 63 prefeituras no Ceará, quebrar o acordo que mantinha com o PT e rifar a candidatura de Izolda Cela ao governo do estado para lançar Roberto Cláudio. Até então filiada ao partido, Izolda era vice de Camilo Santana (PT) e assumiu o posto de governadora após o petista renunciar para concorrer ao Senado. 

Diante da manobra, o PT, que apoiava a candidatura de Izolda Cela, então, lançou Elmano Freitas, e Camilo Santana vem conseguindo apoio de prefeitos do PDT ao petista. 

Anunciaram desfiliação do PDT para apoiar o candidato petista os prefeitos Carlos Áquila (Moraújo), Dr. Junior (Chorozinho), Nezinho Farias (Horizonte), Dr. Juju (Jaguaribara), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Taiano Martins (Tarrafas) e Thiago Campelo Nogueira (Aracoiaba). Além deles, manifestaram apoio a Elmano, mas ainda permanecerão no PDT, os prefeitos Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Guilherme (Barbalha). 

Temas