ELEIÇÕES 2022

Prefeitos do PDT se desfilam em massa no Ceará para apoiar candidato do PT no estado

Movimento de apoio a Elmano Freitas vem após PDT no estado romper aliança com o PT e rifar candidatura de Izolda Cela para lançar Roberto Cláudio

Camilo Santana, Lula e Elmano Freitas.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Sete prefeitos de cidades cearenses anunciaram, nesta sexta-feira (29), desfiliação do PDT e informaram, ainda, que apoiarão Elmano Freitas, o candidato do PT ao governo do estado. Além destes, outros dois prefeitos do partido de Ciro Gomes informaram que apoiarão o candidato petista, mas continuarão na legenda.

O movimento vem após o PDT, que detém 63 prefeituras no Ceará, quebrar o acordo que mantinha com o PT e rifar a candidatura de Izolda Cela ao governo do estado para lançar Roberto Cláudio. Até então filiada ao partido, Izolda era vice de Camilo Santana (PT) e assumiu o posto de governadora após o petista renunciar para concorrer ao Senado. 

Diante da manobra, o PT, que apoiava a candidatura de Izolda Cela, então, lançou Elmano Freitas, e Camilo Santana vem conseguindo apoio de prefeitos do PDT ao petista. 

Anunciaram desfiliação do PDT para apoiar o candidato petista os prefeitos Carlos Áquila (Moraújo), Dr. Junior (Chorozinho), Nezinho Farias (Horizonte), Dr. Juju (Jaguaribara), Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Taiano Martins (Tarrafas) e Thiago Campelo Nogueira (Aracoiaba). Além deles, manifestaram apoio a Elmano, mas ainda permanecerão no PDT, os prefeitos Saul Maciel (São Benedito) e Dr. Guilherme (Barbalha). 

Izolda sai do PDT 

Na tarde de terça-feira (26), a governadora do Ceará Izolda Cela anunciou sua saída do PDT e deve apoiar candidatos do PT nas eleições desse ano. Segundo informações da sua assessoria, a governadora ficará sem legenda até o fim do mandato e, por conta do seu discurso, e de pessoas ligadas a ela, como a filha Lucia Cela e o ex-governador Camilo Maia, acredita-se que deva se filiar ao PT a partir de 2023.

“Temos hoje, através de legítima decisão dos partidos que têm ajudado a construir esse Projeto em prol do Ceará, duas candidaturas lançadas ao Governo do Estado. Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros. Diante desta nova realidade, e respeitando as decisões tomadas, anuncio o meu pedido de desfiliação do PDT. Sigo com determinação para cumprir esta honrosa tarefa no comando do Governo do Estado pedindo sempre as bênçãos de Deus para fazer o melhor para os cearenses”, escreveu a primeira mulher governadora do Ceará em suas redes sociais.

No último 18 de julho, em votação interna do diretório regional, o PDT cearense escolheu Roberto Cláudio para ser o candidato do partido ao governo por 55 votos, contra 29 da governadora. Izolda foi eleita vice-governadora do Estado em 2014, na chapa com Camilo Santana, do PT, dobradinha que vinha se repetindo desde 2006, quando Cid Gomes teve como vice o professor petista Francisco Pinheiro.