DESAVISADO

Holiday entra com ação para cassar registro da candidatura de Lula, que ainda não foi registrada

Vereador quer cassar candidatura de Lula sob argumento de que petista divulgou foto fake, fato que já foi rebatido; registro de candidaturas só tem início em 20 de julho, a partir das convenções partidárias

Fernando Holiday quer cassar registro eleitoral de Lula, que ainda não existe.Créditos: Câmara dos Vereadores de SP / Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O vereador Fernando Holiday (Novo-SP) quer cassar uma candidatura que, formalmente, sequer existe. Nesta segunda-feira (4), ele anunciou através das redes sociais que entrou com ação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para cassar o registro de Lula (PT), pré-candidato à presidência, sob o argumento de que o petista divulgou fake news. 

Acontece que ainda não há registro da candidatura de Lula e de nenhum outro pré-candidato. Pelo calendário das eleições deste ano estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os registros eleitorais deverão ser feitos após as convenções partidárias, que só podem acontecer a partir de 20 de julho. O prazo para a realização das convenções e registro das candidaturas se encerra em 5 de agosto. 

Segundo Holiday, sua ação é motivada pelo fato de que Lula teria divulgado uma foto manipulada. O vereador se refere à imagem divulgada no sábado (2) do ato em alusão ao Dia da Independência da Bahia, do qual o ex-presidente participou e que continha uma multidão. 

A foto mostrava pessoas "duplicadas", o que na verdade é um efeito do recurso panorâmico de um drone, e não manipulação. Tanto é que a equipe do petista divulgou outra imagem, do mesmo ato, que comprova a grande quantidade de pessoas e derruba a tese de que a foto teria sido editada. 

Entenda 

A partir de uma postagem feita por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), as redes bolsonaristas entraram em polvorosa neste sábado (2) acusando a equipe do ex-presidente Lula (PT) de ter feito uma montagem em foto que mostra uma caminhada com o petista em Salvador (BA), em alusão ao dia da Independência da Bahia. 

Isso porque a imagem, que mostra uma multidão, contém algumas pessoas "repetidas". À Fórum, o fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert, explicou que isso se deve a um efeito do recurso panorâmico de um drone, que faz inúmeras imagens em sequência e as sobrepõem. Outra foto feita com o drone, sem ser panorâmica, no entanto, comprova que a multidão é real. 

"A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do Ricardo Stuckert. Compartilhe a verdade", escreveu a equipe de Lula nas redes sociais ao divulgar a nova imagem. 

Confira