ELEIÇÕES 2022

Único deputado estadual registrado como negro em Santa Catarina é branco

Julio Garcia, que está em seu sexto mandato, só descobriu a falha em 2018, ao ser entrevistado por um jornal universitário, por ser o único não branco da Alesc

O deputado Julio Garcia.Créditos: Rodolfo Espínola/Agência AL.
Escrito en POLÍTICA el

O único entre os 40 deputados do estado de Santa Catarina registrado como negro é, na verdade, branco. Julio Garcia (PSD), de 72 anos, foi registrado de maneira errada como pardo pelo seu partido, de acordo com o seu gabinete.

Julio está em seu sexto mandato, mas só descobriu a falha após as eleições de 2018, quando foi procurado por um jornal universitário para fazer uma entrevista, por ser o único não branco da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Seu partido à época (PL, então chamado PR), informou que se baseou na documentação do próprio deputado para fazer o cadastro como pardo. Lima verificou o seu certificado de dispensa do serviço militar e lá estava: "cútis: morena".

Não vai mudar

“Não vou mudar [a declaração] porque não há nada de errado com ela. Eu sou mesmo [pardo]. Nasci no Ceará e a minha pele é morena. Mas, para ser sincero, não lembro de nenhuma ocasião em que tenham perguntado a minha raça”, diz o deputado, que afirma não ter intenção de pleitear verbas ou tempo de TV em razão da sua etnia.

O deputado lembrou ainda: “Sou da Comissão de Direitos Humanos, abomino o racismo. Mas sou pastor há 46 anos e acredito que todos são iguais perante a Deus. Também não me oponho a que os negros busquem mais recursos e visibilidade para as suas candidaturas, mas é o eleitor quem decide quem eleger”.

Com informações do NSC Total