DEPOIS DO PITO

Suplicy diz que projeto da Renda Básica foi "bem recebido" pela equipe de Lula

Vereador se encontrou com Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, após reclamar que não foi convidado para a elaboração das diretrizes

Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) se reuniu, nesta terça-feira (5), com Aloizio Mercadante, ex-ministro e atual coordenador do programa de governo do ex-presidente Lula (PT), pré-candidato à presidência nas eleições deste ano. No encontro, Suplicy discutiu com Mercadante a inclusão de seu projeto da Renda Básica de Cidadania no plano de governo petista. 

A reunião vem após Suplicy ter reclamado, durante o lançamento das diretrizes do programa da chapa Lula-Alckmin, no dia 21 de junho, que não foi convidado para o evento. 

“Quero entregar ao Aloizio Mercadante a proposta que não foi considerada ainda, entre os itens principais, a instituição da renda básica de cidadania, aprovada por todos os partidos, sancionada pelo presidente Lula e está no programa do PT há muito anos, todo ano. Ele tem alguma coisa comigo, não me convidou para esta reunião. Você sabe com quem que eu soube da reunião? Ontem à noite; ‘Você não vai na reunião do partido?’. Não fui convidado”, disparou o vereador na ocasião. 

Nesta terça-feira, no entanto, o tom foi outro. Através das redes sociais, Suplicy divulgou uma foto com Mercadante e classificou o encontro como "muito positivo". 

"Foi muito positivo o encontro com Aloizio Mercadante e a equipe que está debatendo as propostas para chapa Lula/Alckmin, sobre como incluir a Renda Básica de Cidadania no programa de governo", escreveu o vereador. 

"A proposta foi bem recebida e foram consideradas alternativas, como a de começar pelo benefício universal infantil, estendendo até os jovens. Voltaremos a nos reunir em breve para que possamos avançar", prosseguiu o petista. 

Programa de governo de Lula recebe 5,5 mil propostas 

Até o dia 28 de junho, a campanha do ex-presidente Lula (PT) já havia recebido mais de 5 mil propostas na plataforma online disponibilizada para receber sugestões. A plataforma Juntos Pelo Brasil foi lançada no dia 21 de junho pela coligação formada por PT, PSB, PCdoB, PSOL, PV, Rede e Solidariedade, que traz Lula como cabeça de chapa e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) como vice.

O número robusto de propostas, mais de 5,5 mil, representa uma sugestão a cada dois minutos. 

Segundo a campanha, houve 145 mil visualizações nas das propostas que foram publicadas, 32,5 mil pessoas visitaram a ferramenta e 8,5 mil baixaram as diretrizes do Programa de Governo.

Foram lançadas 121 diretrizes que terão propostas específicas formuladas através da contribuição cidadã. "Neste momento histórico decisivo, conclamamos todas as forças sociais, políticas e econômicas comprometidas com a democracia, com a soberania e com o desenvolvimento a somarmos esforços para reconstruir e transformar o Brasil, resgatando as forças, o otimismo, a criatividade e a esperança do povo brasileiro", diz o texto.

Lula também destacou o processo participativo no lançamento da plataforma. "Querermos que a sociedade brasileira assuma a plenitude de sua responsabilidade e diga, eu elegi vocês, mas eu quero participar da minha governança, dar meu palpite”, declarou.

“Vamos ter que construir a casa ao longo do tempo, ouvindo as pessoas através da plataforma, mas, principalmente, executando as políticas que quisermos, se ganharmos as eleições. Vamos ter que ter os tijolos dessa parede que significam acabar com a fome outra vez nesse país. Vamos ter que ter os tijolos que significam aumentar o salário mínimo, e vamos construindo, tijolo por tijolo, até chegar na cobertura da casa que é o material da soberania”, disse ainda.