LULA

Lula defende carnaval no orçamento: "Povo não quer só trabalhar, precisa sambar"

O ex-presidente Lula se reuniu com sambistas e representantes de escolas de samba no Rio de Janeiro

Lula com Noca da Portela e Lula e Alckmin com o carnavalesco Leandro Vieira.Créditos: Montagem (Fotos: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) defendeu que o carnaval tenha recursos garantidos no orçamento do Governo Federal e de estados e municípios durante ato realizado nesta quarta-feira (6) com sambistas e representantes de escolas de samba no Rio de Janeiro. O ex-mandatário destacou a importância da festa para a cultura brasileira e o alto volume de recursos financeiros que ela traz para o país.

"Como é que nós que já formos governantes a gente não enxerga as coisas como elas são?", disse Lula ao comentar sobre a importância de adotar políticas de valorização do carnaval. "Se eu voltar não é para fazer as mesmas coisas que eu já fiz, é para fazer mais e melhor", pontuou.

Em sua fala, o ex-presidente assumiu o compromisso de colocar o carnaval no orçamento caso volte ao governo. "Por que as pessoas tem que ficar implorando ajuda para um, para outro? Não precisa disso. Se é uma indústria capaz de produzir emprego, capaz de produzir profissionalização das pessoas... O que vocês fazem costurando fantasias não é uma coisa qualquer! Não é uma coisa qualquer! É uma demonstração cultural, é uma profissão", afirmou.

"Eu quero dizer para vocês, o samba é um patrimônio imaterial desse país. O samba, definitivamente, faz parte da nossa cultura. [...] Tem que haver uma discussão para a gente tratar o samba como se fosse uma indústria de geração de oportunidades para o povo brasileiro e o carnaval também para o povo brasileiro. Não pode um presidente de uma escola ficar implorando uma ajuda, ela tem que estar no orçamento da cidade, do estado e da nação para que a gente faça uma coisa mais profissional e as pessoas saberem desde o começo quanto que vai gastar. Esse é um compromisso que eu quero assumir", disse.

"Esse povo não quer só comer. Esse povo não quer só trabalhar, não quer só reclamar. Esse povo precisa, acima de tudo, sambar", declarou Lula.

Participaram do encontro a cantora e compositora Teresa Cristina, a presidenta de honra da Portela, Tia Surica, o carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, o compositor André Diniz, da Vila Isabel, o compositor Noca da Portela, o intérprete Pitty de Menezes, da Imperatriz, entre outras figuras do carnaval. 

Tia Surica, inclusive, foi a responsável por anunciar Lula e ainda cantou "Coração Em Desalinho" junto a Teresa Cristina, em homenagem a Monarco, que faleceu no final de 2021. 

"Presidente Lula, a gente vai estar junto no carnaval do ano que vem. Esse pesadelo vai acabar", disse a baluarte da Portela.

A quadra da Unidos da Tijuca, local onde o ato aconteceu, ficou lotada, como pode ser observado nas imagens da TV PT.

Na quinta-feira, Lula realiza uma ato público na Cinelândia com seu candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB), o pré-candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB) e o pré-candidato do PT ao Senado, André Ceciliano, e outras lideranças. O evento está previsto para começar às 18h.

Assista ao discurso de Lula sobre carnaval: