DISPUTA PELO SENADO

No Rio, Lula compartilha postagem de Ceciliano sobre "unir divergentes" em meio a impasse com Molon

A atitude de Lula vem após Freixo, pré-candidato ao governo do RJ apoiado pelo PT, pedir publicamente para que Molon retire sua pré-candidatura ao Senado para que a chapa tenha Ceciliano como candidato único à vaga

Geraldo Alckmin, André Ceciliano e Lula no RJ.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pré-candidato do PT à presidência, Lula chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira (6) e o presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alerj), André Ceciliano (PT), não perdeu tempo e foi ao aeroporto para recepcionar o ex-presidente, que está acompanhado de seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB)

"LULA IN RIO!!! Lula e Geraldo Alckmin estão no Rio pra gente unir forças em favor do Brasil e do nosso estado. Nesse momento, como disse Paulo Freire, é hora de 'unir os divergentes para enfrentar os antagônicos'", escreveu Ceciliano ao postar uma foto com Lula e Alckmin em suas redes sociais. O ex-presidente, por sua vez, compartilhou a publicação. 

Ceciliano é o pré-candidato do PT ao Senado na chapa liderada por Marcelo Freixo (PSB), que concorrerá ao governo do RJ com o apoio do partido de Lula. A atitude de Ceciliano em postar foto com o ex-presidente e falar em "unir os divergentes" vem em meio ao impasse envolvendo deputado federal Alessandro Molon (PSB), que também se coloca como pré-candidato ao Senado

Em entrevista ao jornal O Globo no último domingo (3), Freixo pediu publicamente para que Molon desista do Senado e cumpra o acordo com o PT, que prevê Ceciliano como candidato único à vaga em sua chapa. 

"Entendo seu desejo de ser candidato, mas existe de fato um acordo. Todos sabemos que ele existe, e precisa ser cumprido. Eu, como candidato do PSB ao governo, entrei no partido para montar uma grande aliança para ganhar, e defendo publicamente que seja cumprido, porque isso é decisivo para que nosso projeto seja vitorioso no Rio", disse Freixo. 

Molon, por sua vez, respondeu ao colega de partido, também em entrevista ao jornal O Globo. "Fiquei perplexo [com o pedido de Freixo]. A única candidatura ao Senado com condições reais de vencer o bolsonarismo é a minha. Ceciliano está muito atrás nas pesquisas. Dos seis partidos da coligação de Freixo, três me apoiam. Isso não é questão de capricho nem de vaidade. Não há qualquer sentido em me pedir para desistir", afirmou o deputado. 

Ceciliano: "Com o apoio de Lula, ultrapasso o Romário" 

O deputado e estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), evitou confronto com o deputado federal Alessandro Molon (PSB), mas reafirmou seu desejo de disputar o Senado. Ambos pleiteiam a candidatura pela coligação no estado.

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia, nesta terça-feira (5), Ceciliano rebateu o argumento usado por Molon sobre os resultados das pesquisas eleitorais, que apontam que o petista “está muito atrás”.

“Eu faço pesquisa todo mês. Na minha, eu tenho 8% e ele (Molon), 9%. Com apoio de Lula, vou para primeiro e ultrapasso o Romário (candidato do PL, partido de Jair Bolsonaro). Pesquisa é importante, mas é relativa. Em 30 dias de campanha, eu passo ele (Molon)”, afirmou o presidente da Alesp.

Questionado sobre qual será sua postura, caso Molon não desista da candidatura ao Senado, Ceciliano respondeu: “A aliança é com o Freixo (PSB) para governador. Eu tenho juízo, não posso ser candidato de mim mesmo. Existe um acordo que deve ser perseguido. Uma parte do PT me queria para governador. Porém, há um acordo nacional em que o PSB escolhe o governador e o PT o senador”, relatou.

Lula no RJ 

Lula cumpre uma agenda extensa no Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (6). Na parte da tarde, terá reunião com reitores de universidades e diretores de escolas do estado. Estarão presentes, entre outros, representantes da UFF, UFRJ, Uerj, PUC, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Unirio e Colégio Pedro II.

Também está marcada uma atividade cultural de Lula com sambistas na quadra da escola de samba Unidos da Tijuca. Nomes como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Dudu Nobre e Neguinho da Beija-flor devem marcar presença. 

Já na quinta-feira (7), Lula vai liderar um grande ato político na Cinelândia. Espera-se que cerca de 30 mil pessoas compareçam.