ELEIÇÕES 2022

PDT do Rio enfraquece campanha de Rodrigo Neves após ato pró-Lula

Atividades foram suspensas até reunião da executiva estadual do PDT sobre a candidatura de Neves

Créditos: Reprodução/Agenda do Poder
Escrito en POLÍTICA el

O PDT da cidade do Rio de Janeiro decidiu suspender nesta quarta-feira (6) os esforços que vinha articulando em prol da pré-candidatura de Rodrigo Neves (PDT) para o governo do estado após o ex-prefeito de Niterói participar do lançamento de um movimento de apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) à presidência. Neves busca o apoio do PT apesar da pré-candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT) e de Lula apoiar formalmente o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) para governador.

Segundo informações do jornalista João Paulo Saconi, de O Globo, filiados e militantes do diretório municipal do PDT do Rio foram orientados a interromper os esforços em favor de Neves. A ordem foi repassada nesta quarta após votação realizada na executiva carioca do partido, na noite de terça-feira. 

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, estaria de acordo com a decisão. Lupi e Neves, no entanto, tem agenda programada para esta semana.

A suspensão tem prazo até segunda-feira (11), quando a executiva estadual do PDT se reúne. 

A motivação foi o lançamento do movimento "Lula presidente, Rodrigo Neves governador" na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na segunda-feira (4), com participação de Neves, além de lideranças de PT, PSB e PCdoB. 

”Lula é considerado por muitos o melhor presidente da história do Brasil e está pronto para mudar o rumo do país e voltar a dar dignidade ao povo brasileiro. Rodrigo também é considerado por muitos o melhor prefeito da história de Niterói e já mostrou que está preparado para fazer nosso estado voltar a ser um bom lugar para se trabalhar, para viver e ser feliz”, diz o manifesto que foi lançado na ocasião. 

Lula no Rio

O ex-presidente Lula desembarcou no Rio nesta quarta-feira (6) junto ao seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). Os dois participam de ato público na Cinelândia na quinta-feira (7) junto a lideranças da esquerda fluminense. 

Lula lançará sua candidatura junto à de Marcelo Freixo (PSB), que concorrerá ao governo do Estado em aliança com PT, PCdoB, PV e Rede. O evento também é marcado pelo impasse no Senado. Enquanto o PT defende o nome do presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alerj), André Ceciliano (PT), o deputado federal Alessandro Molon (PSB) tem planos de concorrer ao mesmo cargo.