ELEIÇÕES 2022

PT de Pernambuco expulsa dirigentes que apoiam Marília Arraes

Líder das pesquisas, Marília Arraes tinha o apoio de alguns dirigentes e de uma vereadora do PT, todos expulsos

Marília Arraes e Lula durante evento que selou o apoio do Solidariedade ao ex-presidente, em maio.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O PT de Pernambuco decidiu expulsar 11 filiados que ocupam cargo de direção ou mandato e que não estão de acordo com a candidatura de Danilo Cabral, do PSB, ao governo estadual. A maioria estava em favor de Marília Arraes, que deixou o partido para conseguir se lançar candidata pelo Solidariedade.

A expulsão foi decidida na última segunda-feira (4) e afetou um prefeito, uma vereadora e 9 dirigentes regionais. A vereadora Fany das Manas, de Garanhuns, era uma das que estavam com Marília, assim como outros 8 expulsos. 

O prefeito George Cavalcante, de Orocó, por sua vez, declarou apoio ao pré-candidato Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina. Um outro dirigente foi expulso pelo mesmo motivo.

A movimentação feita pelo PT busca atender às cobranças do PSB. Marília Arraes é líder isoladas das pesquisas, enquanto Cabral ainda não conseguiu engatar sua candidatura.

Segundo pesquisa Ipespe divulgada na segunda-feira (4), Marília Arraes lidera a disputa com 29% das intenções de votos, seguida de Raquel Lyra (PSDB), que tem 13%, e Anderson Ferreira (PL) com 12%. Cabral está em quarto, com 10% das intenções de votos.

Quando informado que Cabral é apoiado por Lula, ele vai a 24% e empata com a candidata do Solidariedade. Acontece que a candidata tem se vinculado ao ex-presidente a todo momento. Por isso, Arraes deve ser o principal alvo do PSB na campanha, assim como ocorreu na dura eleição para prefeitura de Recife, em 2020.

Com informações da Folha de S. Paulo e do JC Online