MEMÓRIA

PT é o partido que os brasileiros mais gostam e lembram, diz pesquisa

Levantamento também revela que a filiação de Bolsonaro ao PL deu sobrevida à legenda

PT é o partido que os brasileiros mais gostam e lembram, diz pesquisa.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento feito pelo Instituto da Democracia revela que o Partido dos Trabalhadores é aquele que os brasileiros mais gostam e lembram.

De um universo de 2.538 entrevistados, 79% responderam que não tem simpatia por nenhum partido político, mas, do universo de 20%, 64% responderam de forma espontânea que tem preferência pelo PT. 

Além disso, a pesquisa também mostra que, quando levados em consideração tanto os que têm preferência por sigla quanto os que não têm, o resultado total do PT é 13%. 

A pesquisa também revela que a filiação de Jair Bolsonaro ao PL deu uma nova vida ao partido: 9% do grupo que tem simpatia por algum partido declarou gostar do Partido Liberal e isso faz do partido o segundo mais lembrado com 20%. 

Em terceiro lugar surge o MDB, que tem 5% no grupo dos eleitores com alguma preferência. PSDB e PDT não passaram da margem de erro.

Esse levantamento faz parte da pesquisa "A cara da democracia" e foi feito pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC), om 2.538 entrevistas presenciais em 201 cidades, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 1,9 ponto percentual, e o índice de confiança é de 95%.

Temas