AMEAÇA?

Carlos Bolsonaro posta foto no Capitólio, palco da tentativa de golpe trumpista nos EUA

Postagem do vereador vem um dia após o ministro Edson Fachin alertar, nos EUA, que bolsonaristas podem promover no Brasil, caso Lula vença a eleição, um episódio de violência pior que a invasão ao Capitólio

Carlos Bolsonaro posta foto em frente ao Capitólio nos EUA, palco da tentativa de golpe trumpista em 2021.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) fez uma provocação através das redes sociais, nesta quinta-feira (7), ao postar uma foto em que aparece em frente ao Capitólio, sede do legislativo dos Estados Unidos.

Isso porque o local foi o palco da invasão e tentativa de golpe em janeiro de 2021 por parte de apoiadores de Donald Trump que não aceitaram a vitória de Joe Biden na eleição presidencial. Especula-se que algo parecido possa acontecer no Brasil, visto que Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores dão sinalizações de que não vão aceitar uma possível vitória de Lula (PT) na eleição de outubro. 

"Tentar assassinar o Presidente da República, partido sendo financiado pelo crime organizado, anular o parlamento com dinheiro roubado da Petrobras, nada disso ameaça a democracia, mas certamente dirão que esses pixels que formam essa fotografia são uma grande ameaça", escreveu Carluxo ao publicar a foto em que aparece fazendo um sinal de positivo com a mão, em frente à casa legislativa dos EUA. 

A postagem do vereador vem justamente um dia após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), alertar, nos EUA, que pode acontecer no Brasil algo "pior que o Capitólio". A invasão trumpista terminou com cinco mortos e vários feridos.

Alerta de Fachin

Ao participar de um evento do Wilson Center, em Washington, capital dos EUA, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que sem mencionar o nome de Jair Bolsonaro, denunciou o golpismo do presidente brasileiro e disse à plateia que no Brasil, após as eleições de outubro, algo “pior que o Capitólio” pode ocorrer, numa referência à violenta invasão do Congresso norte-americano por seguidores fanáticos do candidato derrotado Donald Trump, em 6 de janeiro de 2021, que terminou com cinco mortos e vários feridos.

“Nós poderemos ter um episódio ainda mais agravado do que 6 de janeiro daqui do Capitólio”, disse Fachin, numa clara referência às hostes ultrarreacionárias violentas que seguem todos os comandos de Jair Bolsonaro, no caso de uma derrota do atual mandatário, que parece cada dia mais provável.

Para evitar ações violentas e desestabilizadores, o magistrado do STF disse que o que se espera da Justiça Eleitoral é que ela “não se vergue”.

“Que a Justiça Eleitoral cumpra sua missão, e nós iremos cumprir. O judiciário brasileiro não vai se vergar. A quem quer que seja”, enfatizou Fachin, numa nítida referência a Jair Bolsonaro, seu séquito militar indisciplinado e desobediente e a seus seguidores enfurecidos.