ELEIÇÕES 2022

Domicílio eleitoral de Tarcísio Freitas será investigado pela PF

O pré-candidato bolsonarista declarou à Justiça que vive em um apartamento de luxo em São José dos Campos, porém, o imóvel está desocupado

Domicílio eleitoral de Tarcísio Freitas em São Paulo será investigado pela PF.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal vai investigar a mudança de domicílio eleitoral do pré-candidato bolsonarista ao governo do estado de São Paulo Tarcísio Freitas (Republicanos). O trâmite tem o prazo de 30 dias para o término da apuração, segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo. 

A investigação foi solicitada pela Promotoria Eleitoral de São José dos Campos (SP) após reportagem da Folha de S. Paulo apontar que Tarcísio não mora no imóvel que indicou à Justiça Eleitoral na cidade do interior paulista. 

A partir de agora, a investigação fica sob responsabilidade da Polícia Federal, que não pode revelar as próximas etapas da investigação.

O pré-candidato dos Republicanos declarou que ainda não foi notificado pela PF sobre a abertura do inquérito. 

 

Tarcísio admite não viver em SP e endereço dado ao TSE é de imóvel do cunhado

 

Tarcísio de Freitas, o ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro e seu pré-candidato ao governo de São Paulo, admitiu à reportagem da Folha de S.Paulo que não mora no Estado e que o apartamento cujo endereço passou à Justiça eleitoral foi alugado de seu cunhado. O bolsonarista é nascido no Rio de Janeiro e jamais manteve qualquer vínculo com as terras paulistas, embora agora esteja querendo governá-las. O ex-juiz Sergio Moro tomou atitude parecida, mas teve seu registro derrubado pelo TRE-SP, que considerou sua “residência” num hotel paulista um golpe.

A Folha informa que o endereço dado por Tarcísio de Freitas na mudança de seu domicílio eleitoral é o de um apartamento num bairro de alto padrão, a Vila Ema, da cidade de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba. No local, o porteiro do prédio teria informado que ali não morava nenhum Tarcísio e que o lugar passa por reformas há um bom tempo. Depois, quando questionado outra vez e com a explicação do repórter sobre a suspeita de ilegalidade no domicílio do político, o funcionário vou atrás após “longa pausa” e disse que ele morava ali sim, mas que agora o imóvel era reformado.

A campanha do pré-candidato se manifestou sobre o assunto por meio de uma curta nota, dizendo que “Tarcísio de Freitas tem residência reconhecida pela Justiça Eleitoral em São José dos Campos, onde familiares residem há mais de 20 anos. Em razão dos diversos compromissos profissionais e de pré-campanha, Tarcísio tem mantido base na capital, pois precisa se deslocar constantemente por todo estado de São Paulo”.

Recentemente, a Justiça Eleitoral considerou a documentação de Freitas sobre o seu domicílio eleitoral suficiente. "Vale ressaltar que Tarcísio de Freitas comprovou a existência de parentes na cidade, comprovou locação de imóvel em prazo hábil, promoveu a juntada de título de cidadão joseense, outorgado pela Câmara Municipal, lembrando que o artigo 23 da Resolução TSE 23.659/2021 exige apenas a comprovação alternativa, não cumulativa de quaisquer dos vínculos”, manifestou-se o MP.