ELEIÇÕES 2022

Sem França, Haddad cresce seis pontos e chega a 52,2% dos votos válidos em SP, diz Genial/Quaest

Fernando Haddad foi o principal beneficiado com a saída do ex-governador do PSB da disputa ao governo de SP. França passa a liderar a disputa ao Senado.

Fernando Haddad.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (7) mostra que Fernando Haddad (PT) cresceu seis pontos percentuais com a saída de Márcio França (PSB) e lidera a disputa ao governo de São Paulo com 35% das intenções de votos no cenário estimulado - quando são apresentados os nomes dos candidatos. O percentual representa 52,2% dos votos válidos e pode dar a vitória ao petista ainda no primeiro turno.

Candidato de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) oscilou dois pontos para mais, dentro da margem de erro, e está em segundo com 14% - 20,8% dos válidos.

Atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB) foi o segundo que mais se beneficiou com a saída de França, saltando de 8% para 12%. Felício Ramuth (PSD), que deve ser anunciado como vice de Tarcísio nesta quinta, tem 2%, mesmo percentual de Vinícius Poit (Novo). Indecisos são 12% e brancos e nulos somam 24%.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Tarcísio é citado por 7%, seguido de Haddad, com 5% das menções, e França, com 2%. Outros 81% dizem estar indecisos.

Segundo turno

A pesquisa mostra ainda que Haddad vence todos os adversários nas simulações de segundo turno. Contra Tarcísio, o placar é de 44% a 28%. Já com Garcia, o petista vence por 42% a 27%.

Senado

Sem José Luiz Datena (PSC), que abandonou mais uma vez a disputa, França lidera a corrida ao Senado com 27% das intenções de votos. Ex-presidente da Fiesp, o bolsonarista Paulo Skaf (Republicanos) vem em segundo com 13%.

Outra bolsonarista, Carla Zambelli (PL) marca 9%, seguida por Janaína Paschoal (PRTB), que tem 7%.  Milton Leite (União Brasil) e Aldo Rebelo (PDT) pontuam 5% e 3%, respectivamente. Os demais candidatos não passaram de 1% das intenções de voto.

A pesquisa presencial entrevistou 1.640 pessoas entre os dias 1 a 4 de julho e está registrada no TSE sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022. A margem de erro é de 2,4 pontos porcentuais e o nível de confiabilidade é de 95%.