ELEIÇÕES 2022

James Green: "Não descarto uma tentativa de invasão ao STF"

Pesquisador estadunidense especializado em Brasil analisa as recentes ameaças golpistas de Bolsonaro e faz paralelo com o movimento trumpista

James Green: "Não descarto uma tentativa de invasão ao STF".Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café desta sexta-feira (8) o pesquisador e professor da Universidade Brown (EUA) James Green fez uma análise sobre as recentes ameaças golpistas por parte do presidente Bolsonaro e de uma ala das Forças Armadas. Green também destaca o fato de que os filhos de Bolsonaro possuem relação com Steve Bannon, criador da Cambridge Analitica e mentor de um projeto global de extrema direita. 

"Eu não sou especialista na extrema direita brasileira, eu acompanho as pesquisas das outras pessoas que estão estudando isso, mas sabemos que os filhos do Bolsonaro possuem uma relação muito forte com Steve Banon, que tem um projeto internacional de longo prazo e são atores políticos que não desapareceram [após a derrota de Donald Trump]. Há vários cenários e ninguém sabe o que vai acontecer: o pior cenário seria uma invasão ou uma tentativa de fazer uma confusão depois das eleições, ou mesmo antes das eleições, um atentado, há várias possibilidades”, diz Green sobre as possibilidades do que pode acontecer no cenário brasileiro. 

Em seguida, o pesquisador afirma que não descarta uma invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte da militância bolsonarista e também traça alguns cenários para o pleito brasileiro deste ano. 

"Eu não descarto a possibilidade de uma invasão ao STF. Se há uma confusão sobre os resultados criada pela direita e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro Alexandre de Morais declara que Lula é o vencedor, pode haver mobilização [bolsonarista] e isso pode acontecer. Bolsonaro tem capacidade de mobilizar e há uma parcela da sociedade que está envenenada pelo seu discurso, assim como há nos EUA uma parcela bastante grande do partido Republicano que acredita nele”, alerta o pesquisador. 

Posteriormente, o autor do clássico “Além do Carnaval: A homossexualidade masculina no Brasil do século XX" (Ed. Unesp) elenca alguns caminhos que Bolsonaro pode optar caso perca as eleições. 

“Quais são as possibilidades de Bolsonaro? Ele poderia mobilizar a sua base para mostrar a sua força e criar uma mentira de que ele ganhou as eleições, mas que houve fraude, como ele argumenta sobre as eleições de 2018. Inclusive, agora ele ameaça na semana que vem juntar os embaixadores do mundo para ele mostrar provas sobre fraudes eleitorais que supostamente aconteceram no passado. Mas, vai ser muito interessante ver quais são os embaixadores que vão e isso pode revelar o apoio internacional que ele tem. Mas, ele vai tentar fazer esse tipo de confusão e com isso ele tenta ver até que ponto ele tem apoio das Forças Armadas e até que ponto ele tem apoio de forças populares”, explica Green. 


Confira abaixo a íntegra da entrevista: