ESCÂNDALO

Planalto pediu ao MEC para receber pastor investigado, aponta e-mail

Mensagem que solicita audiência em nome do pastor Arilton Moura partiu do gabinete do então ministro Braga Netto, que deve ser vice na chapa de Bolsonaro

Pastores tinham trânsito livre no Palácio do Planalto.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A participação do Palácio do Planalto no escândalo envolvendo o Ministério da Educação (MEC), na gestão do pastor Milton Ribeiro, envolvendo a distribuição de recursos do setor, está cada vez mais evidente.

Um e-mail endereçado à pasta, no dia 7 de janeiro de 2021, partiu do gabinete do então ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, homem de confiança de Jair Bolsonaro (PL). A mensagem solicitou, oficialmente, audiência em nome de Arilton Moura.

O pastor, ligado a Bolsonaro, é um dos investigados por corrupção no esquema que envolve o MEC. A presidência ainda cobrou retorno do ministério sobre as “providências adotadas” sobre o caso.

“De ordem, derivamos a solicitação de audiência abaixo para o Ministério da Educação avaliar a pertinência em atender. Solicitamos retorno das providências adotadas por esse Ministério”, diz o e-mail, obtido pela Folha de S.Paulo.

Reprodução

Segundo outras mensagens obtidas pela Folha, Nely Carneiro da Veiga Jardim, assessora dos pastores, pediu, via e-mail para a Casa Civil, às 9h47 do dia 7 de janeiro de 2021, “uma audiência com Gen.Braga Netto”.

A assessora encaminhou outra mensagem às 15h13 do mesmo dia, dizendo que Arilton já havia reservado voo.

O gabinete da Casa Civil enviou mensagem ao MEC às 17h40, pedindo para a pasta avaliar a possibilidade de receber o pastor. O título da mensagem é: “DERIVAÇÃO: Pastor Arilton Moura, Assessor do Presidente das Igrejas Evangélicas Cristo para Todos”, cujo presidente é o pastor Gilmar Santos, também investigado por corrupção.

A mensagem saiu do endereço “agendacasacivil@presidencia.gov.br", sob assinatura da Coordenação de Agenda/ Gabinete do Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República". O e-mail foi encaminhado para "gabinetedoministro@mec.gov.br".

Pastores foram recebidos 127 vezes no Ministério da Educação

Após essa data, Arilton retornou ao MEC mais quatro vezes em janeiro. Os pastores foram 127 vezes ao MEC e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de acordo com reportagem de Constança Rezende, Paulo Saldaña e Renato Machado, na Folha.

Porém, a frequência dos dois pastores à Presidência teve início nos primeiros meses do mandato de Bolsonaro. Existem registros de 45 entradas no Palácio do Planalto, sendo que a primeira visita ocorreu em 16 de janeiro de 2019.