FAMÍLIA INDIGNADA

Filho de Marcelo Arruda após soltura de Guaranho: "Vai curtir o dia dos pais com seu filho. E eu?"

Pamela Silva, viúva de Arruda, também questiona prisão domiciliar do assassino: "Quantos Marcelo precisarão morrer para mostrar que esse tipo de gente é perigosa e não pode ficar em domicílio?"

Leonardo e seu pai, Marcelo Arruda, no dia do assassinato.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Familiares de Marcelo Arruda, guarda civil assassinado durante sua festa de aniversário temática do PT em Foz do Iguaçu (PR) em julho, estão indignados com a decisão da Justiça que concedeu ao assassino, o policial penal bolsonarista Jorge Guaranho, prisão domiciliar

Guaranho assassinou Arruda no dia 9 de julho, quando o petista comemorava seu aniversário com decoração alusiva a Lula e ao PT, aos gritos de "Aqui é Bolsonaro". Antes de morrer baleado, Arruda disparou contra Guaranho, que estava hospitalizado desde então. 

Inicialmente, o assassino seria transferido, após a alta hospitalar, para o Complexo Médico Penal (CMP) do Paraná. O CMP, no entanto, informou que não possui estrutura para receber o policial penal bolsonarista e, por isso, a Justiça decidiu o conceder prisão domiciliar. 

Em nota enviada à Fórum, a viúva de Marcelo Arruda, Pamela Silva classificou a decisão judicial de conceder prisão domiciliar a Guaranho como "absurda e inaceitável". "O sr. Guaranho passará os dias dos pais com sua filha … E os filhos do Marcelo não terão a mesma oportunidade porque ele, o ASSASSINO, decidiu invadir a festa de aniversário de Marcelo e matá-lo!", diz Pamela. 

"É sim absurdo, inaceitável! Um desrespeito com a família e amigos do Marcelo que clamam por JUSTIÇA! Quantos Marcelos precisarão morrer para mostrar que esse tipo de gente é PERIGOSA e não pode ficar em 'domicílio'? Estaremos aqui! Para lutar pela JUSTIÇA", prossegue a viúva. 

Um dos filhos de Arruda, Leonardo Miranda de Arruda, também enviou nota à Fórum manifestando "desapontamento" com conversão da prisão de Guaranho de preventiva para domiciliar: "Após ter cometido tamanha barbárie e acabado com a vida de um pai de família, o assassino ficará em casa, curtindo o dia dos pais com seu filho, se 'recuperando'. E eu? E nós filhos de Marcelo? Seguimos em busca de Paz e Justiça, por Marcelo Arruda!"

Entenda 

O juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu (PR), converteu nesta quarta-feira (10) a prisão preventiva do policial penal Jorge Guaranho, assassino do petista Marcelo Arruda, em domiciliar. Ou seja, Guaranho, que estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti e recebeu alta médica, vai para casa. 

A ideia inicial era que o assassino fosse transferido, após a alta hospitalar, para o Complexo Médico Penal (CMP) do Paraná. O CMP, no entanto, informou que não tem estrutura para receber o policial penal bolsonarista e, por isso, a Justiça decidiu o conceder prisão domiciliar. 

"Neste caso, sem desprezar a prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria e, sequer, a gravidade do suposto delito pelo qual o requerente está sendo processado (o que foi bem evidenciado pela decisão deste juízo), deve-se atentar à peculiar situação do acusado, o qual demanda cuidados médicos especiais, sendo certo que as unidades prisionais locais e tampouco o Complexo Médico Penal (na região metropolitana de Curitiba/PR) estão aptos a lhe oferecer as devidas cautelas indispensáveis a sua convalescência. Note-se que o expediente intempestivo indica 'grave risco' para a manutenção da vida do réu no caso de permanência no sistema penitenciário, a despeito de o requerente já ter recebido alta hospitalar", diz o juiz Gustavo Arguello na decisão a qual Fórum teve acesso. 

"Assim, considerando a peculiar situação que envolve o requerente e a incapacidade estatal de conferir ao preso a devida assistência médica durante a prisão cautelar, mister se faz a substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar", prossegue o magistrado. 

No despacho, o juiz determinou ainda que Guaranho seja monitorado 24 horas por dia através de tornozeleira eletrônica. Ele deverá permanecer em sua residência e só poderá sair para atendimentos médicos. O magistrado também pontua que Guaranho só ficará em prisão domiciliar até "possível eventual remanejamento do réu para estabelecimento adequado, ainda que em outro Estado da Federação". 

À Fórum, o advogado da família de Marcelo Arruda, Ian Vargas, classificou a decisão de converter a prisão de Guaranho em domiciliar como "absurda, uma vez que o Estado tem condições de fornecer tratamento médico a presos, especialmente o complexo médico penal". "No dia que completa um mês do assassinato ele obtém prisão domiciliar. É um disparate", considera. 

Relembre o caso

No dia 9 de julho, Marcelo Arruda foi assassinado por Jorge Guaranho aos gritos de “aqui é Bolsonaro”. O agente penal bolsonarista teria sido avisado que uma festa de aniversário com temática petista estava sendo realizada na região e para lá se dirigiu a fim de cobrar satisfações dos organizadores.

Ao chegar no local, trocou algumas ofensas com os presentes e prometeu voltar armado. Arruda, o aniversariante, levou a ameaça a sério e também se armou. Cerca de 15 minutos se passaram e Guaranho voltou ao local, disparando contra Arruda, que acabou assassinado. No entanto, antes de morrer, a vítima conseguiu revidar e feriu o autor do crime com quatro tiros, impedindo uma tragédia maior.

O agente penal sobreviveu e recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (10). Guaranho teve a prisão preventiva decretada e foi devidamente intimado pela Justiça a respeito da denúncia acatada pela 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, que o tornou réu por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil. Com a nova decisão judicial, no entanto, o assassino foi para casa.