REMUNERAÇÃO

Ministros do STF aprovam reajuste de salário e elevam teto do funcionalismo

Proposta de aumento foi aprovada pela maioria da Corte e será encaminhada ao Legislativo; saiba quanto os ministros querem receber

Ministros do STF querem aumento salarial.Créditos: Nelson Jr./SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram, nesta quarta-feira (10), proposta de reajuste salarial da magistratura. A ideia é aumentar a remuneração em 18% até julho de 2024.

Durante sessão administrativa, os ministros também formaram maioria para aprovar reajuste dos servidores no mesmo percentual e período.

Em caso de aprovação pelos parlamentares, o salário de um ministro do STF, que representa o teto do funcionalismo, atingirá R$ 46,3 mil. Atualmente, é de R$ 39,3 mil.

O aumento vinha sendo pleiteado pelas associações de magistrados e pelos sindicatos dos servidores.

Como a votação ainda não terminou, em tese, ainda é possível que algum ministro peça mais tempo para analisar a proposta, o que paralisaria a votação, de acordo com informações de José Marques, na Folha de S.Paulo.

Reajuste, caso seja aprovado, será pago em quatro parcelas com verba do Judiciário

A área técnica da Corte elaborou a proposta de reajuste, na qual os valores dos vencimentos básicos e dos cargos e das funções comissionaras serão aumentados em 18%, em quatro parcelas, sendo a primeira em abril de 2023 e a última, em julho de 2024.

O STF informou, ainda, que, em caso de aprovação, o reajuste será pago com valores do próprio Poder Judiciário, sem necessidade de repasses.