ESTÁ CHEGANDO A HORA

Gabriel Monteiro tem cassação aprovada pelo Conselho de Ética e pode perder o mandato

Acusado de crimes sexuais, incluindo menores de 18 anos entre as vítimas, aval para cassação de vereador carioca foi aprovado por unanimidade; votação é na próxima terça-feira

Créditos: Reprodução / Redes Sociais Gabriel Monteiro
Escrito en POLÍTICA el

Composto por sete vereadores, o Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (11) o pedido de cassação do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. Monteiro é acusado de cometer crimes sexuais contra assessores, incluindo menores de 18 anos. A cassação será definida na próxima terça-feira (16), em plenário.

Relator do processo ético disciplinar contra o Youtuber e ex-PM, o vereador Chico Alencar (PSOL) teve sua recomendação aprovada pelos sete vereadores que compõem o Conselho de Ética. O fator determinante para a aprovação da cassação foi a prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. "O dia de hoje é simbólico. O parecer não é mais meu, agora é do Conselho e da Câmara Municipal do Rio”, declarou Alencar em coletiva para a imprensa.

Com a aprovação pela Comissão de Ética, o relatório irá a plenário na próxima terça-feira e precisa dos votos de 34 dos 50 vereadores cariocas - seriam 51, mas Carlos Bolsonaro está de licença - para ser aprovado e, consequentemente, cassar os direitos políticos do Youtuber a partir da data da decisão.

Por conta dos prazos, caso aprovada, a decisão não deve interferir na candidatura de Gabriel Monteiro para deputado federal nas próximas eleições, uma vez que seu registro foi concluído antes da decisão. Mas a candidatura de Monteiro para a Câmara dos Deputados enfrenta um pedido de impugnação paralelo ao de cassação, também por conta dos crimes aos quais é acusado. Além disso, é réu por importunação sexual contra assessora fora do âmbito da Justiça Eleitoral.

“Esperamos que o plenário da Câmara entenda da mesma maneira e confirme a nossa decisão. Quem exerce o mandato público, qualquer que seja, tem o dever elementar de se comportar dentro e fora da casa com respeito”, concluiu Chico Alencar em coletiva.

Ex-PM, Gabriel Monteiro ficou famoso como um Youtuber que mostrava o cotidiano da corporação no Rio de Janeiro. A fama lhe rendeu cerca de 60 mil votos nas eleições municipais de 2020 e ele foi o terceiro vereador mais votado na ocasião. Mas não demorou muito até que aparecessem as graves acusações a que responde.

Ele já é indiciado por manter relações sexuais com uma menina de 15 anos. Além deste caso, há acusações de que Gabriel teria obrigado assessores a assistirem-no mantendo relações sexuais, entre inúmeros exemplos de agressões e assédio sexual e moral. Uma ex-assessora do vereador também confirmou as acusações e o definiu como um “doente social” em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio que pede a cassação de Monteiro.