ELEIÇÕES 2022

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro em MG cai para 9 pontos, diz Quaest

Lula oscilou negativamente e Bolsonaro subiu cinco pontos no segundo maior colégio eleitoral do país, segundo nova pesquisa Genial/Quaest

Lula e Alexandre Kalil em ato em MG.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral em Minas Gerais caiu de 18 para 9 pontos entre a pesquisa realizada pela Genial/Quaest em julho e o estudo que foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (12).

Segundo a sondagem, Lula caiu quatro pontos e foi de 46% para 42% na preferência dos mineiros. Já Bolsonaro subiu 5 pontos e foi de 28% para 33%. 

De acordo com o levantamento, feito entre 6 e 9 de agosto, Ciro Gomes (PDT) tem 6% e é o único entre os outros candidatos à Presidência a ficarem fora da margem de erro - de dois pontos para mais ou para menos. No total, os demais candidatos somam 3% das intenções de votos no estado, segundo maior colégio eleitoral do país.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, a diferença entre Lula e Bolsonaro também caiu para a metade: de 25 pontos em julho para atuais 12 pontos.

Há um mês, Lula marcava 55% diante dos atuais 49%. Já Bolsonaro saiu de 30% para 37%.

Avanço de Bolsonaro

Segundo a Quaest, Bolsonaro foi de 38% para 50% entre eleitores mais ricos, que ganham acima de 5 salários mínimos. Lula oscilou negativamente de 34% para 31%.

Entre os evangélicos, Bolsonaro cresceu nove pontos (39% para 48%) e Lula oscilou de 36% para 30%. No eleitorado católico, Lula variou negativamente de 50% para 46% e Bolsonaro, positivamente, de 24% para 29%.

Entre as mulheres, Lula mantém a liderança com 45% a 27%. Entre os homens, Bolsonaro está à frente de Lula com 41% a 39%.

Avaliação

A pesquisa mostra melhora na avaliação do governo de Jair Bolsonaro em Minas Gerais. São 39% os que o consideram negativo, enquanto 34% e 25% os que avaliam como positivo e regular, respectivamente. Um mês atrás, eram 46% os eleitores de MG avaliando negativamente o governo, uma melhora de sete pontos percentuais.

A Quaest ouviu 2.000 eleitores de forma presencial entre 6 e 9 de agosto. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação BR-08299/2022.