ELEIÇÕES 2022

Ipec/Globo; Datafolha, Quaest e FSB: saiba quando saem as próximas pesquisas

Na semana que marca o início das campanha oficial, principais institutos de pesquisa saem às ruas para medir o impacto das medidas eleitoreiras de Jair Bolsonaro na disputa presidencial, liderada por Lula.

Jair Bolsonaro e Lula.Créditos: Facebook
Escrito en POLÍTICA el

A semana que marca o início da campanha oficial dos candidatos à Presidência, governos dos estados, Senado, Câmara Federal e Assembleias estaduais traz uma série de pesquisa dos principais institutos que devem mostrar se as medidas eleitoreiras de Jair Bolsonaro (PL) - entre elas o reajuste do Auxílio Brasil e o voucher aos caminhoneiros - fizeram efeito.

Ipec, Datafolha, Quaest e FSB vão medir como está a preferência do eleitorado faltando pouco mais de um mês e meio para o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro.

De todos os institutos, apenas o Ipec (nome do antigo Ibope), com pesquisa encomendada pela TV Globo, sai às ruas pela primeira vez neste ano. A última pesquisa do instituto foi em dezembro de 2021, quando Lula aparecia na liderança, com 48% das intenções de votos no primeiro turno, contra 21% de Jair Bolsonaro (PL).

Datafolha

Divulgada em 28 de julho, a última pesquisa Datafolha mostrou Lula (PT) com 47% das intenções de voto - mesmo percentual registrado em junho. Isso representa 52% nos votos válidos e daria vitória no primeiro turno ao petista.

Jair Bolsonaro (PL) apareceu com 29% (31,8% em votos válidos), oscilação de 1 ponto para cima em relação ao mês anterior. 

Ciro Gomes, por sua vez, registrou os mesmos 8% de intenções de voto (8,8% em votos válidos) que havia registrado em junho. O cenário estava praticamente inalterado também para os outros candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) marcam menos de 2% cada, enquanto Felipe d'Avila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar, General Santos Cruz não chegam a 1%. 

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quaest

Encomendada pela Genial Investimentos, a última pesquisa Quaest foi divulgada no dia 3 de agosto e mostava vitória de Lula no primeiro turno com 51,1% dos votos válidos. Bolsonaro tinha 37% dos válidos no levantamento.

Nos votos totais, Lula teminha 44% das intenções de votos e Bolsonaro 32% - o petista oscilou um para menos e o atual presidente um para mais, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, desde a pesquisa anterior divulgada em julho.

Ciro Gomes (PDT) marcava 5%. André Janones (Avante) - que desistiu e hoje apoia Lula - e Simone Tebet (MDB) tinham 2% cada e Pablo Marçal (PROS) 1%. Os demais não pontuaram. Indecisos são 6%, mesmo índice daqueles que declaram voto em branco ou nulo.

BTG/FSB

Já a última pesquisa FSB, encomendada pelo banco BTG - que foi fundado por Paulo Guedes, ministro da Economia -, e divulgada no dia 25 de julho mostrava um crescimento de três pontos de Lula em relação ao estudo divulgado quinze dias antes.

O petista tinha 44% das intenções de votos no principal cenário - 49,4% dos válidos. 

Lula abrira vantagem de 13 pontos sobre Bolsonaro, que marcava 31% - 34,8% dos válidos -, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior.   

Ciro Gomes (PDT) manteve 9% e Simone Tebet (MDB) oscilou de 4% para 2%. André Janones (Avante) tinha 2% e Pablo Marçal (Pros), 1%. Os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos e nulos são 2% e os que dizem que não votaram em ninguém são 5%. Indecisos são 3%.

Próximas pesquisas

O Ipec já está em campo e divulga a pesquisa no Jornal Nacional, da Globo, na noite desta segunda-feira (15). Pela manhã, devem sair os resultados do estudo da FSB.

Dois dias depois, na quarta-feira ((17), é a vez da Quaest divulgar nova pesquisa. Os números do Datafolha serão conhecidos um dia depois, na quinta-feira (18).

Veja abaixo as datas das pesquisas estaduais também.