ELEIÇÕES 2022

Ipec SP, RJ, RS, DF e PE: Saiba os resultados da pesquisa nos principais estados

Fernando Haddad (PT), Eduardo Leite (PSDB) e Ibaneis Rocha (MDB) lideram com folga em SP, RS e DF; no Rio, Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) estão em empate técnico

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O Ipec, antigo Instituto Ibope, divulgou nesta segunda-feira (15) suas pesquisas de intenções de votos para os governos dos principais estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. O levantamento foi realizado a pedido da TV Globo e é a primeira pesquisa eleitoral divulgada após a oficialização da maioria das candidaturas, cujo prazo final é nesta mesma segunda.

Confira a seguir os favoritos em cada Estado.

São Paulo

No Estado mais populoso do país, Fernando Haddad (PT) lidera isolado com 29% das intenções de votos, mais do que o dobro do seu adversário bolsonarista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que conta com apenas 12%.

Já o atual governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece em terceiro lugar com apenas 9% das intenções de voto. Caso não vá para o segundo turno, será uma derrota histórica para o PSDB que mantém, até este ano, uma tradição hegemônica nas eleições estaduais paulistas, tendo vencido todas desde 1994.

Altino Junior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinicius Poit (Novo) estão empatados com 2% das intenções de voto. Edson Dorta (PCO) fecha a lista com menos de 1%. Brancos e nulos representam 23% das intenções de votos e 16% dos entrevistados se declararam indecisos.

A pesquisa ouviu 1200 eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto em São Paulo e sua margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o atual governador Cláudio Castro (PL) lidera com 21% das intenções de votos, mas está em empate técnico com Marcelo Freixo (PSB), que tem 17% das intenções de votos, devido à margem de erro da pesquisa que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em terceiro lugar na disputa está o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) com 5% das intenções de votos. É um ponto percentual a mais que o ex-governador Wilson Witzel que, mesmo tendo sofrido impeachment e perdido os direitos políticos, estando inelegível, aparece em quarto lugar no levantamento.

Depois deles vêm Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) com 3% cada. Finalizando a lista, Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo) têm 1%. A pesquisa ouviu 1200 pessoas entre 12 e 14 de agosto no Rio de Janeiro.

Pernambuco

em Pernambuco, a candidata Marília Arraes (Solidariedade) lidera a corrida para o governo com cerca de 33% das intenções de votos. Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil) disputam o outro lugar no segundo turno com 11%, 10% e 9%, respectivamente. Mesmo apoiado por Lula, Danilo Cabral (PSB) aparece com apenas 6%, em quinto lugar. Os demais candidatos têm intenções de voto abaixo de 1%.

Neta do ex-governador Miguel Arraes, Marília é advogada assim como o avô. Ela atualmente exerce seu primeiro mandato como deputada federal pelo Solidariedade após dez anos como vereadora do Recife. O Idec ouviu 1200 pessoas entre 12 e 14 de agosto em 50 cidades pernambucanas.

Ainda sobre a disputa pelo governo pernambucano, a rejeição a Danilo Cabral (PSB) é a maior entre os eleitores, atingindo 22% deles. Cabral é do partido do atual governador do Estado, Paulo Câmara que, segundo meios de comunicação locais, tem a gestão mal avaliada. Em seguida vem a líder das pesquisas, Marília Arraes (Solidariedade), com cerca de 19% de rejeição, seguida por Anderson Ferreira e Miguel Coelho com 18%.

Rio Grande do Sul

No estado mais ao sul do Brasil, o candidato com maior rejeição é o que lidera a corrida para governador. Eduardo Leite (PSDB), que chegou a ser ventilado como possível presidenciável de uma virtual 'terceira via' ao longo do último período, está com 32% das intenções de votos – mesma porcentagem que tem de rejeição. Enquanto isso, seu principal adversário, o bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL) tem 19%. Já o candidato do PT, Edegar Pretto, aparece com apenas 7%.

Na sequência, em quarto lugar, está o famoso negacionista da CPI da Covid-19, Luis Carlos Heinze (PP) com 6%, seguido por Vieira da Cunha (PDT) com 3%. Os demais candidatos apresentam menos de 2% das intenções de votos. São eles: Rejane de Oliveira (PSTU), Roberto Argenta (PSC), Paulo Roberto (PCO), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Carlos Messalla (PCB).

É digna de nota a liderança do histórico petista Olívio Dutra na corrida ao Senado, com 25% das intenções de votos. Ana Amélia Lemos (PSD) o segue com 23% e o general Hamilton Mourão (Republicanos) é o terceiro colocado com 16% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 1088 gaúchos em 56 cidades entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro também é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Distrito Federal

No Distrito Federal o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera com folga e tem 38% das intenções de voto. Ibaneis tem o apoio do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) a sua chapa de reeleição. Em seguida aparecem Paulo Octávio (PSD) com 9%, Leila do Vôlei (PDT) com 8%, Izalci (PSDB) com 5%, Leandro Grass (PV) com 4%, Rafael Parente (PSB) com 3%, Keka Bagno (PSOL) com 2% e Lucas Salles (DC) com 1%.

Foram entrevistadas 1200 pessoas no Distrito Federal e a margem de erro é a mesma da pesquisa nos outros estados.