ELEIÇÕES 2022

Lula cresce 4 pontos após início do pagamento dos R$ 600 de Auxílio Brasil, diz pesquisa

O ex-presidente cresce a um mês e meio da eleição até mesmo em pesquisa feita pelo telefone, em que sua vantagem tende a ser menor

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa BTG Pactual/FSB publicada nesta segunda-feira (15) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente, com 45% das intenções de votos. Logo a seguir, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

LEIA A ÍNTEGRA: Lula sobe 8 pontos entre beneficiários do Auxílio Brasil, diz pesquisa

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 8% das intenções de votos e Simone Tebet (MDB), tem 2%.

Os demais candidatos somados contam com 2% das intenções de votos.

Se forem contados apenas os votos válidos, Lula fica a meio ponto de vencer as eleições já no primeiro turno, com 49,4% dos votos válidos.

Com relação ao levantamento anterior da pesquisa BTG Pactual/FSB, Lula cresceu 4%, saltando de 41% para 45%, enquanto Bolsonaro permaneceu com os mesmos 34%. O crescimento de Lula se dá uma semana após o governo Bolsnaro começar o pagamento de R$ 600,00 do Auxílio Emergencial.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno das eleições, Lula venceria todos os outros candidatos. O ex-presidente aparece com 53%, enquanto Bolsonaro fica com 38%. Se a disputa for com Ciro Gomes, Lula tem 50% contra 29% e com Simone Tebet, Lula teria 54% contra 26% respectivamente.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00603/2022.