TSE

VÍDEO: Confira o que disse Lula após ficar cara a cara com Bolsonaro na posse de Moraes

Petista foi um dos centros das atenções na cerimônia de posse do novo presidente do TSE e falou rapidamente com a imprensa ao término do evento

Lula fala com a imprensa após cerimônia de posse de Alexandre de Moraes no TSE.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Após ficar, pela primeira vez, frente a frente com Jair Bolsonaro na cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16), o ex-presidente Lula (PT) falou rapidamente com a imprensa. 

Ao longo do evento, o petista foi um dos centros das atenções, enquanto Bolsonaro permaneceu isolado diante da defesa do sistema eleitoral brasileiro feita por Moraes e apoiada pelos demais presentes

Ao término da cerimônia, extremamente requisitado por repórteres, Lula foi perguntado se está "esperançoso" com relação às pesquisas de intenções de voto que apontam sua liderança na corrida pela presidência. Sorridente, o petista respondeu: "Eu? A minha cara é a esperança!"

Assista

“O discurso do Alexandre foi a confirmação da democracia neste país”, afirmou ainda o ex-presidente ao deixar o plenário do TSE, seguido por jornalistas. 

Lula bem recebido; Bolsonaro isolado 

A cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (16), proporcionou uma cena inédita: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), os principais candidatos à presidência da República, ficaram frente a frente pela primeira vez. 

Relatos de outras pessoas que estiveram presentes no evento dão conta de que, enquanto Bolsonaro teria permanecido a maior parte do tempo isolado, Lula teria sido muito bem recebido pelas autoridades que estavam no local. Até mesmo o ministro da Economia, Paulo Guedes, cumprimentou o ex-presidente. 

O ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), por exemplo, afirmou que o contraste entre as recepções a Lula e a Bolsonaro foi "constrangedor". 

"Aqui na sala vip da posse do ministro Alexandre de Moraes é constrangedor o assédio ao presidente Lula em contraste com a indiferença com Bolsonaro", escreveu o parlamentar. "Bolsonaro no canto com a entourage e Lula sendo abordado e conversando com todos", prosseguiu. 

À Fórum, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que acompanhou Lula durante a cerimônia, confirmou a receptividade positiva ao ex-presidente. "Lula foi muito bem recebido, cumprimentado. As pessoas estavam com saudades dele", disse a petista. 

Uma foto que circula nas redes sociais reforça o relato dos parlamentares. Na imagem, é possível ver Lula, ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff, conversando com parte da plateia, enquanto Bolsonaro, na mesa logo à frente, observa com um olhar de aparente incômodo. 

Outro momento da cerimônia também mostra o isolamento de Bolsonaro. Em um dos trechos de seu discurso, Alexandre de Moraes enalteceu a segurança das urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro e a plateia reagiu com aplausos. O único que estava na mesa de autoridades e não aplaudiu foi, justamente, o presidente da República.