PIRÂMIDE SOCIAL

Datafolha: Lula atinge 40% entre os mais ricos e 55% no eleitorado mais pobre

Apenas 23% dos que ganham até dois salários mínimo declaram voto em Bolsonaro. Atual presidente segue tendo desempenho pífio entre as mulheres, que representam 52% do total dos eleitores do país

Créditos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

A nova pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (18) mostra que o ex-presidente Lula (PT) cresceu significativamente entre o eleitorado mais rico do país, aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos por mês, atingindo 40% das intenções de votos entre esses eleitores, frente a 43% de Jair Bolsonaro (PL). O petista subiu sete pontos neste recorte (que representa só 3% do eleitorado), já que no último levantamento do instituto apresentou 33%, enquanto o radical de extrema direita desceu um ponto percentual.

Entre os mais pobres, aqueles que ganham até dois salários mínimos mensais, Lula subiu ainda mais e chegou a 55% da preferência no grupo que compõe 51% dos brasileiros votantes (tinha 54% em julho), ao passo que Jair Bolsonaro manteve apenas 23% das intenções de voto neste segmento social.

O que parece seguir sendo uma barreira intransponível para o atual ocupante do Palácio do Planalto é o voto feminino. No Brasil, onde as mulheres representam 52% do total de eleitores aptos a comparecerem às urnas em outubro, Bolsonaro tem a preferência de minguados 29% (dois a mais que em julho). Já Lula, que lidera disparado entre elas, também registrou oscilação positiva e atingiu 47%, um a mais que no mês passado.