ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula mantém vantagem e venceria no primeiro turno com 51% dos votos válidos

Bolsonaro oscilou 3 pontos para cima, dentro da margem de erro, e Lula manteve índice suficiente para liquidar o pleito já no primeiro turno

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança com ampla vantagem e possibilidade de vencer o pleito já no primeiro turno

Segundo o levantamento, o petista manteve o mesmo índice de 47% de intenções de voto registrado na última pesquisa do instituto, do final de julho. Em votos válidos, isto é, excluindo os brancos e nulos, Lula soma 51%, suficiente para que liquidar o pleito já na primeira volta. 

Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, oscilou positivamente 3 pontos, dentro da margem de erro, e atingiu 32% dos votos totais - o que representa 35% nos votos válidos. Com isso, a diferença entre os dois candidatos, que era de 18 pontos percentuais, agora é de 15. 

Terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para baixo e registra, no novo levantamento, 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) fecha a lista com 2%. Os demais candidatos não ultrapassaram a marca de 1%. 

O Datafolha realizou 5.744 entrevistas em 281 cidades brasileiras entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.  

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula também lidera com vantagem folgada. O petista soma 40% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro. 

Ciro Gomes, por sua vez, tem índice de 2% no levantamento espontâneo. Já Simone Tebet marca 1%. 

Segundo turno 

Em um eventual segundo turno, segundo o Datafolha, Lula venceria Bolsonaro. O petista, nesta situação, tem 54% das intenções de voto - um ponto a menos do que o registrado no último levantamento do instituto. 

Bolsonaro, por sua vez, soma 37%, oscilação positiva de 2 pontos com relação ao estudo do final de julho. Votos em branco e nulos representam 8%, enquanto 2% dos eleitores não sabe em quem vai votar ou não respondeu.