TCHAU, QUERIDO

Gabriel Monteiro tem o mandato de vereador cassado no Rio de Janeiro

Bolsonarista perdeu o mandato em sessão plenária da Câmara Municipal na noite desta quinta (18) por quebra de decoro e desvios éticos; crimes sexuais vão para a Justiça comum

Gabriel Monteiro.Créditos: Câmara Municipal do Rio de Janeiro/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O PM, youtuber e agora ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL), teve seu mandato cassado na Câmara Municipal carioca na noite desta terça-feira (18) por unanimidade. No placar de 45 a 2 pela sua cassação, os únicos votos contrários a ela foram do próprio Gabriel e do vereador Chagas Bola (União Brasil).

A decisão está baseada no relatório da Comissão de Ética e Decoro da casa que apontaram justamente falhas éticas e quebras de decoro relacionadas a acusações que Monteiro recebeu sobre assédio moral e crimes sexuais. As acusações criminais correm na Justiça e o ex-vereador deverá responder por elas nas devidas instâncias. Quanto aos seus direitos políticos, mesmo sendo cassados ele poderá concorrer neste ano a deputado federal, pois registrou sua candidatura antes da presente data.

A sessão em plenário começou às 16h e cumpriu todos os ritos. Ouviu o relator, os principais líderes da casa, a defesa e o próprio Gabriel Monteiro, antes de abrir para a votação após as 21h.

Gabriel Monteiro ficou famoso como um Youtuber que mostrava o cotidiano da PM no Rio de Janeiro. A fama lhe rendeu cerca de 60 mil votos nas eleições municipais de 2020 e ele foi o terceiro vereador mais votado na ocasião. Mas não demorou muito até que aparecessem as graves acusações a que responde.

Ele já é indiciado por manter relações sexuais com uma menina de 15 anos. Além deste caso, há acusações de que Gabriel teria obrigado assessores a assistirem-no mantendo relações sexuais. Uma ex-assessora do vereador também confirmou as acusações e o definiu como um “doente social” em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio.